NETFUT
Notícias de futebol

Barcelona na Liga Europa? Já foi bem diferente

A fase do Barcelona não vem nada fácil para torcedores e jogadores. Esse ano especificamente o time está relembrando um passado que provavelmente preferia que ficasse onde está. Acontece que o time caiu na fase de grupos da Liga dos Campeões, conseguindo no máximo ficar em terceiro no grupo, o que dá acesso à Liga Europa, uma espécie de Copa Sul Americana da Europa, e que para muitos é considerado a “série B” da Champions.

Isso não acontecia a quase 20 anos, e faz muito tempo desde que o Barça tem que se sujeitar a Europa League ao invés da Liga dos Campeões. E por conta disso vale a pena relembrar como era o Barcelona daquela época.

E obviamente não era bom, já que o time não estava na Champions

Na verdade, aquela era a remontagem do Barcelona que passava por uma transição de técnicos e geração. O treinador Van Gaal foi mandado embora, depois de muitos anos de serviços prestados, e jogadores como Xavi, Puyol, Luis Enrique, Cocu, Saviola e Kluivert eram a base do Barcelona, que parecia boa, mas ainda precisava de mais.

E foi exatamente nessa época que a diretoria do Barcelona trouxe reforços de peso para o time, como Rafa Márquez, Quaresma, Davids, e o jovem Ronaldinho Gaúcho. Isso sem contar em um jovem da base que estava arrebentando e foi pro profissional, um tal de Iniesta.

Além disso, o escolhido para comandar o time no lugar de Van Gaal foi Frank Rijkaard, lenda do futebol Holandês e também ídolo do Barcelona como jogador, que apesar de não ter tido uma carreira muito grandiosa como treinador e nem ter ganhado a Europa League desse ano, fez história vencendo uma Champions com a equipe comandada por Ronaldinho e os já citados.