Gilberto foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, e já vinha jogando muito bem desde a temporada passada. E isso obviamente despertou interesse de vários times do Brasil.
O jogador fez todos os gols que fez nesta temporada jogando pelo Bahia, sendo vice-artilheiro e sendo rebaixado ao mesmo tempo, mostrando a força individual que o jogador tem.
Com isso, foi questão de tempo até que diversos times voltassem seus olhos para ele. O Santos, por exemplo, foi um dos mais interessados. O time, que atualmente está para fechar com Ricardo Goulart, viu no atacante uma boa oportunidade, porém os negócios com ele acabaram não indo para frente.
O São Paulo também se interessou, mas não se sabe se de fato houve algum tipo de negociação final entre as partes, ou se não passou de especulação pelo lado tricolor.
O Fortaleza foi outro time que pensou em usar o jogador como reforço. O Fortaleza ainda usou como argumento que o time jogaria a Libertadores, o que poderia ajudar o jogador a encontrar outro clube maior no futuro.
No entanto, o que se sabe é que Gilberto estava afim de ganhar um dinheiro alto em seu próximo contrato. Isso porque o jogador tem mais de 30 anos, e isso significa que ele acabou demorando mais para estourar, e não ganhou tanto dinheiro ao longo do resto de sua carreira.
Por isso o jogador queria um contrato onde pudesse ganhar o suficiente para conquistar a tão sonhada independência financeira, e acabou não encontrando isso em nenhum time brasileiro que o queria.
O jogador vai ser o camisa 19 do Al Wasl, time da Arábia Saudita que já conta com outros brasileiros como Ramiro, ex-jogador do Corinthians e do Grêmio, e também Adryelson, zagueiro emprestado pelo Sport.