NETFUT
Notícias de futebol

Xavi é o novo técnico do Barcelona! Quais serão os desafios da lenda?

A notícia que já era esperada está praticamente confirmada: Xavi é o novo treinador do Barcelona. Embora o próprio clube catalão ainda não tenha confirmado a notícia, seu atual e agora ex-clube, Al Sadd anunciou de forma oficial que o treinador não trabalha mais no clube, deixando claro que o comandante rescindiu seu contrato para poder assumir seu clube do coração.

Porém Xavi deve e precisa saber muito bem onde está se metendo, sabendo que não vai ter vida fácil ali dentro. Sendo assim, quais serão seus grandes desafios no cargo?

A relação com a diretoria

Para muitos, a diretoria do Barcelona tem sido de longe a maior vilã do time dos últimos anos, e mesmo com a troca de nomes no comando, é difícil imaginar que hoje existe uma boa relação entre jogadores e os dirigentes.

Xavi chega com a missão de conseguir trabalhar tanto com os jogadores, dos quais alguns são ex-colegas que jogaram com ele, como Busquet e Pique, que vão querer uma fidelidade maior do treinador, mas que também vai ter que de alguma forma trabalhar de forma harmoniosa com a diretoria.

Ajudar os jovens talentos

Com um Barcelona sem poderio financeiro para trazer grandes reforços, o time já deixou claro que vai depender muito de seus jovens talentos vindos diretamente da base.

No entanto, o grande problema é que hoje o Barcelona tem que se cuidar para não colocar pressão demais em seus novos atletas e deixar que eles evoluam de uma forma natural, sem achar que alguém de 17 anos vai por o time nas costas.

Mas ao mesmo tempo, nomes como o de Ansu Fati é praticamente a grande esperança do time para ajudar nessa reconstrução, e Xavi vai ter o trabalho de usar os jovens nesse caminho de reconstrução, mas sem comprometer os jovens. Uma situação quase que paradoxal.

Dar identidade para um time bagunçado

Quem assistiu as partidas do Barcelona de Koeman, via um Barcelona bagunçado que mal evoluiu e vivia de bolas sem Ansu Fati. A chegada de Xavi tem como função exatamente mudar isso, e o Barça sabe exatamente o porque o treinador é o melhor para isso.

Goleiro Marc-André ter Stegen no treino desta quinta-feira – foto: divulgação Barcelona

 

Xavi faz parte do que pode ser chamado de “santa trindade” do Tiki-Taka. Afinal, ele e Iniesta foram os que colocaram em prática essa tática em nome de Guardiola, que são os outros dois membros do trio que marcaram para sempre esse esquema no mapa, e sem dúvida, com o tempo, é isso que o treinador irá tentar implementar no time, torcendo para que isso esteja presente ainda no DNA da equipe.

Um trabalho longo

Sabemos que na Europa, o mais comum é termos trabalhos longos, mesmo que eles não estejam tão bem, como podemos observar atualmente com o Manchester United.

O que esperamos é que o treinador possa ficar por um bom tempo na equipe, causando uma evolução natural. A

pesar dessa ser a intenção, não dá para saber como a diretoria vai se portar em caso de uma sequência ruim, uma vez que o status de ídolo pode não garantir sua permanência, já que não garantiu a de Koeman, que foi um dos protagonistas na conquista da primeira Champions da história do clube.