Sempre que um clube contrata um jogador, ele espera o melhor desse investimento. Todo dirigente sabe que contratar um jogador não é a garantia de estar trazendo um super craque resolvedor de jogar, mas sempre existe um mínimo esperado.
O problema é quando esse jogador não consegue alcançar nem mesmo esse mínimo, e mesmo assim o clube fica preso com ele por contra de longos anos de contrato assinados, na esperança de que ele pudesse brilhar lá por muito tempo.
E no futebol brasileiro, nós temos uma lista grande desses jogadores, os “encalhados” e por isso hoje separamos 5 deles aqui para vocês.
Everton
A última vez que o Grêmio teve um Everton em seu elenco, o clube foi campeão da Libertadores e ainda guardou algumas dezenas de milhões em suas contas graças a sua venda.
No entanto, o atual Everton do Grêmio está afastado do elenco principal já a algum tempo, em uma espécie de limbo onde não joga mas também não consegue ser negociado, sendo a definição perfeita de jogador encalhado.
Lucas Lima
E por falar em encalhados, vamos agora com um encalhado que está dando um prejuízo financeiro a seu atual clube. Lucas Lima tem um salário milionário no Palmeiras, e mesmo assim não tem sido utilizado a muito tempo. E mesmo jogador sendo emprestado, por conta do alto salário, o Palmeiras ainda teve que arcar com a maior parte dos vencimentos do jogador.
Por conta da baixa que o meia vive, não existe nenhuma proposta de compra, e rescindir seu contrato seria muito caro, fazendo com que ele esteja também encalhado no Palmeiras.
Pablo
Como se já não bastasse o São Paulo ter Pablo em sua pior fase da carreira, usar o jogador repetidas vezes fez com que seu contrato fosse renovado e seu salário aumentado, o que estava em uma cláusula automática.
Isso torna tudo mais difícil, porque com o salário mais alto está sendo impossível encontrar um empréstimo, já que o outro time teria que arcar com as despesas, e com o momento de baixa, certamente não existe nenhum clube interessado em comprar. E com os vencimentos altos, o jogador certamente não aceitaria uma rescisão “amigavel”.
Luan
O maior investimento do Corinthians para a temporada de 2021 acabaria só dando certo na Flórida Cup. Fora de lá, Luan conseguiu a antipatia imediata da torcida do Corinthians, que vê nele um jogador lento, e sem a cara do Corinthians.
Porém um salário alto e contrato até o final de 2023 faz com que o Corinthians não possa fazer nada a não ser deixar o jogador marinando no banco.
Douglas Costa
E é claro, voltamos ao Grêmio para falar do maior encalhado do futebol Brasileiro. Douglas Costa pode até ser reintegrado ao elenco de tão encalhado que ele está no momento. A indisciplina e lesões, somado ao alto salário, faz com que a maioria dos clubes estejam com um pé atrás na hora de procurar o jogador, e pelo jeito, seu futuro deve ser no Grêmio mesmo.