NETFUT
Notícias de futebol

Pochettino e o PSG que não consegue embalar

Quando Messi foi ao PSG e Cristiano Ronaldo foi ao United, ninguém esperava que os dois jogadores teriam tantos problemas com seus clubes para que pudessem desempenhar o grande futebol que todos sabem que eles podem desempenhar.

E embora seus clubes estejam vivendo momentos bem distantes do que os torcedores esperavam antes de suas chegadas, está óbvio que os dois estão fazendo tudo o que está a seu alcance, a ponto de serem poupados de críticas por parte dos torcedores.

Isso porque eles parecem já terem escolhido quem é o grande vilão do time e responsável pelo momento ruim das equipes: os treinadores.

Mas falando especificamente sobre Pochettino, o treinador viu na última quarta-feira, seu cargo se balançar ainda mais com o empate contra o lanterna do grupo, e muitos se perguntam porque o treinador não tem conseguido uma boa sequência com o time, e é disso que vamos falar hoje.

Problemas com egos

Treinar um time cheio de estrelas pode não ser tão fácil quanto se pensa. Muitos pensam que treinar um clube se resume ao que acontece em campo, mas tem muito mais em volta disso.

Nem sempre é fácil lidar com tantos egos em um clube, e podemos dizer tranquilamente que essa é uma questão para o time do PSG. Neymar e Mbappé são dois jogadores que são famosos por serem complicados nesse quesito, algo que já foi até comentado por outros técnicos que passaram pelo elenco, e isso é algo que definitivamente Pochettino não está acostumado.

O treinador teve seu maior sucesso comandando o Tottenham, time que tinha principalmente jogadores como Son e Harry Kane, jogadores conhecidos por serem mais calmos e fáceis de lidar, e migrar de um ambiente como aquele para o do PSG pode ter sido brusco demais para o treinador.

Decisões ruins em campo

Mas não é só a parte pessoal dos jogadores que tem feito o PSG não andar, Pochettino tem tomado algumas decisões duvidosas na hora de escalar a equipe também. Provando inclusive que escalar estrelas não é fácil quanto parece ser no vídeo game.

O treinador tem afastado Neymar da área, algo que tem se mostrado um erro. A ideia é que ele arme mais o jogo, mas tirar o brasileiro de uma área de finalização, algo que é um de seus fortes, vem se mostrando um tiro no pé.

Perfil errado para o time

Pochettino pode não estar fazendo o trabalho que se esperava, mas em boa parte isso é mais culpa do PSG por tê-lo contratado, do que por ele próprio. Acontece que faz parte do trabalho de um dirigente entender qual é o tipo de perfil de treinador para um time, uma sensibilidade que o PSG parece não ter.

Isso porque Pochettino faz o perfil de técnico mais tático, que entende mais de bola mas não é o melhor administrador de grupos, o que é o perfil que um time como o PSG exige. Um perfil parecido com o de Tuchel, que também não funcionou no comando da equipe.

O que mostra que a contratação do treinador foi precipitada, se guiando apenas pelo bom trabalho feito no Tottenham, mas sem levar em consideração como e porque esse trabalho deu certo.


você pode gostar também