NETFUT
Notícias de futebol

Mestres da Libertadores: Quem são os treinadores que mais venceram a competição?

Todos nós sabemos da importância que um treinador tem em competições como a Libertadores. Seja encontrando aquele jogador inesperado em um momento crucial, seja configurando uma formação específica para outro jogo em particular e que pode mudar tudo.

Fato é que existem muitos professores, bastante lembrados e celebrados quando falamos sobre a maior competição de clubes da América. E hoje resolvemos lembrar aqui dos técnicos que mais venceram a Libertadores. Desta vez, felizmente, teremos o Brasil sendo representado nessa lista.

Técnicos com 2 títulos

Não temos treinadores que destoam muito desse número, o que faz com que ser campeão da Libertadores duas vezes como treinador já é um grande mérito.

  • Com 2 títulos podemos lembrar de Marcelo Gallardo, técnico que vem fazendo um grande sucesso como treinador do River Plate e sempre movimenta os olhares dos clubes europeus. O treinador venceu o torneio em 2015 e 2018.

  • Além disso, temos 3 brasileiros com 2 títulos, um deles é Paulo Autuori. Talvez nem todos liguem este  nome a um grande campeão da Libertadores, no entanto, Autuori foi campeão em 97 pelo Cruzeiro e depois em 2005 pelo São Paulo.

  • Outro grande nome é o de Felipão, que além de sua Copa do Mundo em 2002 também foi campeão da Libertadores duas vezes nos anos 90, uma em 95 com o Grêmio e a outra em 99 com o Palmeiras.

  • E claro, temos que lembrar também da lenda Telê Santana, que nos deixou no ano de 2006, mas que marcou história como treinador do São Paulo, sendo campeão da Libertadores nos anos de 1992 e 1993.  Ambos os títulos seguidos que jamais serão esquecidos.

Além deles, também existem outros mais com dois títulos, veja:

  • Edgardo Bauza em 2008 e 2014.
  • Luís Alonso Perez em 1962 e 1963.
  • Roberto Scarone  em 1960 e 1961
  • Luis Cubilla em 1979 e 1990

Vale lembrar também que se algum time Brasileiro vencer a Libertadores desse ano, qualquer um dos 3 que estão na semi, o treinador vai entrar nessa lista também. Isso porque os 3 treinadores, Renato Gaúcho, Cuca e Abel Ferreira já foram campeões da competição ao menos uma vez.

Com 3 títulos

  • Osvaldo Zubeldía é o nome do treinador, que já faleceu no ano de 1983, porém antes disso foi tricampeão da Libertadores treinando o time do Estudiantes da Argentina. Os títulos vieram nos anos de 1968, 1969 e 1970, três títulos em sequência para coroar um trabalho que foi incrivelmente bem feito.

Com 4 títulos

  • Existe apenas um treinador que conseguiu o incrível feito de ter sido campeão da Libertadores em 4 ocasiões, e o que é mais incrível, 3 delas foram conquistas enquanto o treinador trabalhava em um único clube.

Trata-se de Carlos Bianchi, treinador que conseguiu seu primeiro título da Libertadores em 1994 quando ainda era treinador do Vélez Sarsfield, e depois disso iria entrar para a história do Boca Juniors, sendo campeão da Liberta mais 3 vezes sobre o comando do clube, tendo feito isso nos anos de 2000, 2001 e 2003, sendo até hoje o treinador quem mais vezes venceu a Libertadores.