A esse ponto todos devem estar cientes da situação financeira pela qual o Barcelona vem passando. O time Catalão está cheio de problemas com dívidas, sejam antigas, seja as mais recentes como a multa milionária que ainda vão ter que pagar por terem rompido com o treinador Koeman ou mesmo a multa que o clube terá de pagar por ter feito Xavi sair de seu ex-clube para retornar ao Barcelona.
Isso significa que o time não mais vai fazer contratações absurdamente altas, como foi com Griezmann ou Coutinho. O plano do Barcelona para suas próximas constatações é analisar o mercado ao máximo, tentar trazer jogadores que estejam em final de contrato, ou buscar contratações na América do Sul, uma vez que por aqui o Euro tem muito mais valor, o que tornaria as contratações mais baratas para o time catalão.
Até por isso o Barcelona, através de Deco, ex-jogador do clube, tem monitorado nomes dentro do Brasileirão deste ano em busca de novos nomes, sobretudo, um atacante que é a posição mais carente do time no momento.
E o nome que teria chamado a atenção do Deco e do Barcelona é o do jogador de 18 anos do Athletico-PR, Jader.
Jader é um jovem atacante que nessa temporada tem recebido suas primeiras chances como profissional no Furacão, sendo constantemente utilizado por Alberto Valentim, mas o que chamou atenção de verdade foi seu histórico recente nas bases do clube.
Pelo sub-17 do Furacão em 2020, o jogador esteve presente em 15 jogos, onde conseguiu marcar 9 gols e ainda dar uma assistência. A partir daí, ele foi transferido para o sub-20 onde também mostrou serviço, e depois acabou sendo promovido para o elenco principal onde já é figurinha carimbada nos jogos, saindo do banco sempre que necessário.
O Barcelona ainda vai solicitar de Deco um relatório completo sobre o jogador, pois acredita que ele seja um dos jovens mais promissores do futebol sul americano no momento, e isso se encaixa perfeitamente nos planos do Barça hoje.
Isso porque mesmo o time tendo um poder de compra maior na América do Sul graças ao valor do Euro, o time vai evitar trazer jogadores já muito consolidados e vai mirar joias que ainda possam ser lapidadas e crescer dentro do elenco, como está sendo com Vinicius Junior no Real Madrid.
A tendência é que o time catalão invista em jovens talentos também no futuro próximo
Xavi nunca escondeu que gosta de trabalhar com jovens para poder implementar seu estilo de jogo, e por isso mais notícias de jovens talentos sendo monitorados pelo Barcelona devem surgir.
Outro detalhe é que Xavi parece ter uma relação especial com o Brasil, uma vez que chegou até a ser convidado a treinar a seleção brasileira e por pouco não aceitou, o que mostra que o jogador não vai ter problema nenhum em poder contar com atletas brasileiros dentro do elenco do Barcelona.
Lembrando também que o Barça segue na busca por novos atacantes uma vez que Luuk de Jong não vem rendendo, e Aguero está fora dos gramados por um problema cardíaco.