NETFUT
Notícias de futebol

Volta do público aos estádios ganha data com autorização do Governo do Rio Grande do Norte.

Aos poucos, mais e mais estados do Brasil vão permitindo que o público volte a frequentar os estádios. Cada estado vem tomando essa decisão no seu próprio tempo e com sua própria quantidade permitida, levando em consideração a situação particular que cada estado vive nesse momento em que vivemos da pandemia. Alguns já tem público indo aos estádios, outros esperam com mais cautela.

Leia: Tudo sobre Brasil e Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2022 

No caso do Rio Grande do Norte, para que a liberação seja mantida, vai ser necessário que torcedores e times cooperem e sigam todos os protocolos de segurança que vão ser estabelecidos no dia 17 deste mês, data em que tudo voltará oficialmente.

O que se sabe logo de cara, é que a lotação máxima dos estádios, assim como em muitos estados do país, será de 30%, e também de forma similar a outros estados, para que um torcedor possa adentrar os estádios, ele precisará estar em dia com suas vacinas para a CV-19.

A autorização por parte do governo do Rio Grande do Norte aconteceu nesta quarta feira, e como dito antes, acontecera de forma oficial no dia 17 de setembro, e enquanto alguns estados permitiam que torcedores entrassem tendo domado apenas uma dose das vacinas, no RN os torcedores deverão ter tomado todas as doses necessárias respectivas a sua vacina específica, isto é, duas as que têm duas doses, e uma que só tem uma.

A decisão foi tomada e em seguida oficializada depois de uma reunião entre os representantes da Federação Norte-rio-grandense de futebol, a diretoria dos clubes do estado e a governadora do estado Fátima Bezerra.

A Federação e os times deverão tomar cuidado e cumprir à risca as normas sanitárias impostas, bem como todos os protocolos de bio prevenção, o que inclui o uso de álcool gel, o distanciamento social, e claro, o uso obrigatório de máscara.

O Secretário estadual da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, comentou que existirá uma fiscalização que visam evitar cenas que foram vistas em alguns outros estádios pelo Brasil, provavelmente se referindo a torcedores se aglomerando na porta dos estádios como aconteceu em Minas Gerais a pouco tempo atrás, o que acabou até ocasionando no fechamento dos estádios para público novamente.

O futebol não será a única atividade social que irá voltar a ser permitida para as pessoas no estado, além da bola rolando, outros eventos sociais serão permitidos também, todos eles com as próprias regras e protocolos também.

Mas por enquanto essa decisão ainda não engloba realmente todo estádio, isso porque os jogos dependem de mais coisas para poderem acontecer para o ABC e o América-RN, times que atualmente disputam a série D do Campeonato Brasileiro.

Isso porque, para eles, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) precisa aprovar o protocolo, e nesse caso, só o governo não basta. Além disso, caso seja registrado um número maior de contaminados no estado em relação a antes da liberação , ela pode ser imediatamente suspensa.