NETFUT
Notícias de futebol

Melhores zagueiros do Vasco

Descubra os gigantes da defesa que definiram gerações no Vasco da Gama, de Domingos da Guia a Dedé. Uma jornada pelos maiores zagueiros que vestiram a camisa cruzmaltina e se tornaram lendas.

Eleger os melhores zagueiros da história do Vasco é sempre uma tarefa difícil, até para o mais fanático torcedor do clube. Afinal, São Januário sempre foi um reduto de excepcionais jogadores. Porém, poucos marcaram época. Muitos craques desfilaram toda a sua categoria pelo Gigante da Colina; por isso, separamos aqui 7 dos maiores de todos os tempos.

Domingos da Guia (1934-1935)

Zagueiro clássico e de excelente técnica, chegou a ser apontado como o melhor zagueiro brasileiro de todos os tempos. Sua ‘marca registrada’ era sair driblando os atacantes adversários. Tal jogada de extrema habilidade e risco, mas que sempre foi perfeitamente executada por Domingos da Guia, ficou conhecida como “Domingada”.

Jogou a Copa do Mundo FIFA de 1938, tendo o Brasil ficado em terceiro lugar. Em sua curta passagem pelo Vasco, foi campeão carioca em 1934.

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

Bellini (1952–1961)

Capitão da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1958, Bellini chegou ao Vasco seis anos antes e defendeu o clube até 1961, fazendo história ao formar uma grande dupla ao lado de Orlando Peçanha. É considerado um dos maiores zagueiros de todos os tempos do nosso futebol.

Ele defendeu o Vasco na década de 50. Nesse ínterim, ajudou o clube de São Januário a vencer o Campeonato Carioca (1952, 1956 e 1958), o Torneio Rio-São Paulo (1958) e o Torneio Teresa Herrera (1957).

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

Orlando Peçanha (1955 – 1960)

Revelado pelo Vasco, chegou à seleção brasileira em 1958, conquistando o título da competição. No mesmo ano, formou a zaga titular da equipe campeã na Suécia ao lado de Bellini, seu companheiro no clube carioca, atuando em todos os seis jogos da equipe no Mundial.

Pelo clube, ele levantou as taças do Campeonato Carioca (1956 e 1958), do Torneio Rio-São Paulo (1958) e o Troféu Teresa Herrera (1957).

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

Brito (1955 -1959 / 1960 – 1969)

Brito foi considerado um dos maiores ‘xerifes’ do futebol brasileiro: era forte, mal-encarado e marcador implacável. Na sua longa carreira de 25 anos, Brito defendeu vários clubes, mas teve seus melhores resultados pelo Vasco da Gama.

Campeão do mundo em 1970, foi eleito o melhor jogador em termos de preparo físico.

No clube que o lançou, Brito foi campeão do Torneio Rio-São Paulo (1966) e vencedor da Taça Guanabara (1965).

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

Ricardo Rocha (1994-1995)

Chegou ao Vasco em 1994, sendo fundamental para o tricampeonato carioca conquistado no mesmo ano. Zagueiro com grande técnica, chegou em ótima forma à Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, consagrando-se campeão, mas lesionou-se logo na primeira partida.

Defendeu o clube até 1995, mostrando um grande futebol. Ele tinha a garra e a técnica como suas principais virtudes. Além disso, o xerife era um líder nato em campo. Apesar da curta passagem pelo Vasco, Ricardo Rocha foi capitão do time na conquista do Tricampeonato Carioca em 1994.

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

Mauro Galvão (1997 – 2001)

Mauro Galvão chegou ao Vasco em 1997, aos 35 anos de idade. Mas a idade não foi um problema. Esbanjava técnica, senso de posicionamento e liderança e, logo em seu primeiro ano, conquistou o Brasileirão.

Coube a ele ser o capitão no título mais importante da história do clube, a Libertadores de 98. Além disso, o lendário zagueiro liderou o clube na conquista do Campeonato Brasileiro de 1997 e 2000. Por isso, Mauro Galvão é considerado o maior zagueiro da história do Vasco.

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

Dedé (2009 – 2013)

É um dos maiores ídolos da história recente do clube. Ele foi peça fundamental no time na conquista da Copa do Brasil, em 2011. Por isso, “Dedekembauer”, apelido dado pela torcida em alusão ao lendário Franz Beckenbauer, foi um dos melhores defensores do futebol brasileiro naquela temporada. Além disso, Dedé é um dos zagueiros artilheiros mais destacados da história do clube, marcando 19 gols em 160 jogos pelo Vasco.

Imagem: Reprodução

Títulos pelo Vasco:

Imagem: NetFut

*Com imagens da CBF, ESPN, Wikipedia, NetVasco, WSCom e Vasco Antigo (via X)


você pode gostar também