Ypiranga vence o Grêmio por 2 a 1 e larga em vantagem nas semifinais do Gauchão
Ypiranga vence o Grêmio por 2 a 1 e larga em vantagem nas semifinais do Gauchão.
O Ypiranga venceu o Grêmio por 2 a 1 pela partida de ida das semifinais do Gauchão Ipiranga 2023, em partida realizada na tarde deste domingo (19), no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Com controle gremista na primeira etapa, Luis Suárez abriu o placar. A segunda etapa foi de domínio do Ypiranga, que virou a partida com dois gols em cobranças de pênalti de Erick.
A partida de volta das semifinais acontece no próximo sábado (25), às 16h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Canarinho tem a vantagem de jogar pelo empate. Com o revés, o Grêmio perde a invencibilidade na competição. Para se classificar à final do Gauchão, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença. Em caso de vitória gremista por um gol, o finalista será conhecido na disputa de pênalti.
O jogo
Jogando fora de casa, o Grêmio começou com a marcação alta e empurrando o Ypiranga no seu campo de defesa. Aos oito minutos, Bitello fez boa jogada e tocou para Suárez, que driblou o marcador e chutou para defesa de Caíque. Na sobra, Vina completou e chutou na marcação. A pressão do Tricolor seguiu. Aos 11, em rápido contra-ataque puxado por Pepê, o meia lançou para Suárez, que saiu cara a cara com Caíque e finalizou de trivela, surpreendendo o goleiro canarinho e abrindo o placar: 1 a 0. O Ypiranga teve dificuldades na criação ofensiva. Aos 23, Matheuzinho recebeu na frente da área, limpou Carballo e chutou rasteiro direto para linha de fundo. Aos 33, MV recebeu lançamento nas costas de Bruno Alves. Na hora de finalizar, o camisa 11 mandou cruzado direto para fora. Na reta final da primeira etapa, Ferreira invadiu a área e foi derrubado. Pênalti. Suárez cobrou e Caíque fez a defesa. Já nos acréscimos, Ferreira driblou a marcação, tocou para Diogo Barbosa que cruzou rasteiro e Vina chutou sem direção.
No começo da segunda etapa, as equipes tiveram dificuldades na criação dos ataques, mas, aos poucos, os donos da casa cresceram na partida. Aos 12 minutos, o Ypiranga cobrou falta rapidamente, Matheuzinho recebeu e finalizou fechado direto para fora. Aos 16, foi a vez de Ronald levar perigo em cabeçada por cima do gol. Aos 20, Kannemann cometeu pênalti em cima de Matheuzinho. Erick cobrou com força e igualou o placar: 1 a 1. A pressão do Ypiranga seguiu. Aos 30, Matheuzinho arrancou em velocidade e finalizou cruzado para defesa de Adriel. No rebote, Erick finalizou para nova defesa do arqueiro gremista. Já nos acréscimos da partida, o Ypiranga teve novo pênalti a favor cometido por Kannemann, que já estava amarelado e foi expulso. Erick cobrou novamente e virou o jogo para o Canarinho: 2 a 1.
Fonte: Federação Gaúcha de Futebol (FGF).