NETFUT
Notícias de futebol

Juventus pode ser rebaixada por problema na justiça. Entenda o caso

Começou a circular com muito mais força a notícia de que a Juventus da Itália pode acabar mais uma vez rebaixada para a segunda divisão como punição de um problema com a justiça. O time que já sofreu com isso em 2006 novamente é alvo de investigações, e se as acusações forem reais, o time poderá ser punido com o rebaixamento, além de alguns jogadores terem também que responder na justiça.

Tudo isso se dá por conta de um suposto esquema usado pelo clube para burlar o chamado Fair Play financeiro. Vamos falar um pouco sobre isso.

Esquema

A Juventus está sendo acusada de usar de métodos para burlar o chamado Fair Play financeiro, que nada mais é que uma regra que limita o quanto um time pode gastar em salário e em contratações, principalmente com dinheiro que venha de fora do clube.

A acusação geral é que a Juventus contrata jogadores com uma quantia em dinheiro estabelecida em contrato, mas paga mais para eles de forma ilícita por baixo dos panos. Isso ajuda o time a convencer grandes jogadores a virem para o clube, sabendo que não existe limites do quanto vão ganhar, tudo dependendo de como tudo for combinado. 

Outros times envolvidos

A Juventus não é a única investigada na Itália de usar esse esquema, embora seja a mais investigada de todas. Além dela, Sampdoria, Atalanta, Napoli e Roma também são alvos de investigação. Ao total são 62 transferências sendo investigadas que podem levar a problemas sérios.

No caso da Juve, toda a diretoria do clube está tendo que responder à justiça enquanto é investigada, incluindo a lenda do clube Pavel Nedved, que hoje é funcionário da diretoria.

Consequências

As consequências podem ser principalmente severas para a Juventus. O time tem histórico de ter problemas com a lei, o qual vamos falar em seguida, e por isso somado ao fato da maioria dos problemas serem na Juventus, e as maiores quantias de dinheiro também estarem envolvidas com eles, o time pode acabar rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Italiano como punição.

Os outros clubes também podem acabar perdendo pontos como punição caso também sejam comprovados seus esquemas, e aí o rebaixamento vai depender de quantos pontos os times tiverem, mas pela gravidade principal da situação da Juventus ela pode ser rebaixada diretamente para a Série B, sem a chance de se salvar mesmo com os pontos que tiver.

Histórico

Precisamos lembrar que a Juve já esteve envolvida em um esquema muito pior que esse no passado. O time em 2006 se envolveu em um esquema de apostas e manipulação de resultado, onde jogos eram literalmente vendidos e pontos negociados.

Esse esquema, que ficou conhecido como Calciopoli, fez com que muitos times perdessem pontos, já que praticamente todos os times estavam envolvidos, com exceção da Inter Milão que não foi punida. Mas o pior ficou com a Juventus, que não só caiu para a segunda divisão como viu alguns de seus jogadores envolvidos no esquema.


Sem opção de comentar este post