NETFUT
Notícias de futebol

Sob pressão Gaciba é demitido da comissão de arbitragem da CBF

Nesta sexta-feira 12/11, o ex-árbitro Leonardo Gaciba e agora também ex-chefe da comissão de arbitragem da CBF, Gaciba, caiu graças a pressão que vinha sofrendo dado os muitos erros que foram aos poucos fazendo com que várias pessoas ligadas a CBF fossem perdendo a paciência, sobretudo os técnicos. A decisão de demitir Gaciba veio diretamente de Ednaldo Rodrigues, que atualmente é o interino do cargo.

Mas de forma efetiva, quem ficará no lugar de Gaciba será Alício Pena Júnior, outro ex-árbitro que deverá ocupar o cargo pelo menos até o final do Brasileirão. A postura de Alicio frente a todas as polêmicas que a arbitragem brasileira vem passando é mais acolhedora.

Alício Pena Junior, CBF – foto: reprodução/internet

Alicio entende que a honestidade não é problema dos árbitros, mas sim a parte técnica, a pressa e a pressão e trabalhará para que coisas que influenciam esses problemas mudem para melhor a qualidade do nosso futebol.

Vale lembrar que a saída de Gaciba já era algo esperado no fim da temporada, porém a sequência de polêmicas com a arbitragem fez com que o processo fosse adiantado.

O jogo que acabou sendo a gota d’água para a situação foi a partida realizada entre Flamengo e Bahia essa semana. Os dois clubes vinham de alguns erros que abriram as discussões, os prejudicando em partidas passadas,e Renato Gaúcho, treinador do Flamengo, vinha sempre muito vocal sobre as condições da arbitragem do Brasileirão, sempre citando o próprio Gaciba quando falava.

Somando a rodada do fim de semana e a rodada do meio de semana, a arbitragem marcou um impedimento em Gabigol em lance que o jogador claramente estava para trás do meio de campo, e um pênalti contra o Bahia, alegando um toque de mão em um lance onde a bola claramente tocou no ombro, praticamente no peito do jogador.

Erros tão graves acabaram deixando a situação insustentável, e Gaciba caiu para pelo menos tranquilizar um pouco as equipes.

A CBF divulgou uma nota explicando a demissão de Gaciba, que você pode conferir na íntegra abaixo.

“A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional”.