NETFUT
Notícias de futebol

Seleção Brasileira fica de fora das Olimpíadas: saiba mais sobre as ausências

O Brasil, que é o atual Bicampeão Olímpico no futebol masculino ficou de fora dos jogos Olímpicos em apenas 5 oportunidades

A seleção brasileira decepcionou o torcedor neste último domingo (11). Na disputa do Pré-Olímpico, realizado na Venezuela, o Brasil acabou sendo derrotado pela Argentina no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, e com isso não conseguiu a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.

Mesmo com algumas jovens promessas do futebol brasileiro, a equipe comandada por Ramón Menezes não conseguiu engrenar na competição e terminou fora da zona de classificação. Assim, o Brasil, que é o atual bicampeão olímpico de futebol, ficará de fora da disputa pela quinta vez na história.

No Pré-Olímpico, o Brasil finalizou o Quadrangular final na terceira colocação, com apenas 3 pontos, após duas derrotas e uma vitória. O Paraguai ficou com o título da competição, somando 7 pontos, enquanto a Argentina ficou com o vice-campeonato, acumulando 5 pontos. Ambos garantiram o passaporte para Paris 2024.

Além dos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil ficou de fora das disputas em 1956, em Melbourne, na Austrália; em 1980, em Moscou, na Rússia; em 1992, em Barcelona, na Espanha; e em 2004, em Atenas, na Grécia.

A última vez que o time não se classificou para os Jogos Olímpicos foi em 2004, com uma equipe cheia de bons jogadores que, futuramente, ganhariam vários títulos com a camisa da seleção. Na edição daquele ano, o Brasil contava com o lateral Maicon, o meia Diego, além dos atacantes Robinho, Dagoberto e Nilmar.

Participações do Brasil nos Jogos Olímpicos

O time masculino do Brasil, que iniciou sua caminhada olímpica em 1952, é o maior medalhista olímpico no futebol, com 7 conquistas. Além disso, a equipe é a segunda com mais participações em Jogos Olímpicos, totalizando 14 edições, ficando atrás apenas da Itália, com 15. Considerado o país do futebol, a seleção só conseguiu seu primeiro título olímpico em 2016, no Rio de Janeiro. Na última edição, a equipe verde e amarela também faturou o ouro e se tornou bicampeã.

Além das duas medalhas de ouro, o Brasil também soma três medalhas de prata, nas edições de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, de 1988, em Seul, na Coreia do Sul, e em 2012, em Londres, na Inglaterra. Ademais, conquistou duas medalhas de bronze, nos anos de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, e em 2008, em Pequim, na China.


você pode gostar também