NETFUT
Notícias de futebol

Santos bate o Fortaleza e praticamente garante permanência na Série A

Na noite desta quinta-feira o Santos recebeu a equipe do Fortaleza em jogo válido pelo Brasileirão. 

O Peixe veio de uma dura derrota contra o Corinthians, onde jogou mal e foi dominado, e por conta disso o time precisava se levantar a limpar a poeira, uma vez que com aquela derrota a zona de rebaixamento voltou a se aproximar um pouco, enquanto que o Fortaleza teve a oportunidade de retomar a sua vaga direta na Libertadores, já que o Corinthians perdeu seu jogo. No entanto, quem conseguiu seu objetivo na partida foi o Santos. Vamos falar sobre os detalhes da partida.

Noite de Marcos Leonardo

O Santos tem uma tradição bem definida de sempre contar com os meninos da base sempre que a coisa fica feia. E por mais arriscada e simplista que essa ideia possa parecer, ela costuma dar certo.

Esse ano não tem sido diferente. Todos estão vendo que o jovem Pirani tem jogado bem, e ontem podemos apontar também Marcos Leonardo. O garoto de apenas 18 anos fez dois gols e comandou essa grande vitória do Peixe em cima do Fortaleza, mostrando quão forte a Vila é para formar jogadores.

Segue a má fase

O Fortaleza construiu um montante muito bom de pontos durante o primeiro turno, que foi onde o time realmente jogou bem. O que foi muito bom já que esse é o motivo do porque o time permanece na zona da Libertadores, e se considerarmos o G8, ainda na zona de classificação direta.

Porém isso não muda a evidente má fase que o time vem passando, mostrando que, apesar do grande primeiro turno, o time tem falhas e está longe de estar pronto para uma Libertadores. Algumas mudanças terão que ser feitas nesta próxima janela.

Afastou o rebaixamento de vez?

O Santos flertou seriamente com o rebaixamento este ano, inclusive entrando na zona da degola. No entanto, o Peixe se manteve firme, tanto na bola quanto na mente, e não se deixou levar pelo desespero que tipicamente toma times grandes quando eles se veem na situação de rebaixamento.

Hoje o Peixe tem 45 pontos, um montante que geralmente é o suficiente para um time se salvar. Hoje o primeiro time da zona da degola, o Bahia, tem 37, o que significa que o time está a 8 pontos de distância. Ainda existem 9 pontos em disputa no Brasileirão, então embora matematicamente ainda seja possível, é bem improvável que o Santos caia.

E a Libertadores?

O Leão do Pici segue em 5º, tendo perdido a chance de retomar sua quarta posição que dá vaga para a Libertadores. Porém com o vindouro G8, mais duas vagas diretas vão se abrir, exatamente para o 5º e 6º lugar da tabela.

Mesmo assim, segurar a posição não vai ser fácil. O Fortaleza está empatado em 52 pontos com o Bragantino que vem em 6º, e atrás deles vem o Fluminense em 7º com 51 pontos e o Ceará com 49º, todos querendo uma vaga direta e fugindo da Pré-Libertadores.