NETFUT
Notícias de futebol

Rogério Ceni é o novo treinador do São Paulo! Pontos negativos e positivos

É oficial, pouco tempo após a equipe do São Paulo Anunciar que Hernán Crespo não comanda mais o time, o ídolo Rogério Ceni é agora o novo treinador do tricolor paulista.

Apesar de termos sim vários torcedores animados por terem de volta na equipe um treinador que é legitimamente aproximado pelo clube graças a toda história que construiu lá dentro, ainda existem alguns que desconfiam se, ídolo ou não, Ceni seria realmente a melhor escolha para o cargo.

Ponto é que, o treinador teve seus pontos positivos e negativos em seu último trabalho, e hoje vamos juntar aqui quais pontos o treinador precisa melhorar, e também quais são suas grandes qualidades para esse trabalho.

Ponto Negativo: Teimosia

Não vamos também vir aqui e dizer que teimosia é um problema exclusivo de Rogerio Ceni. A teimosia é um mal que assola praticamente todos os treinadores brasileiros da atualidade. O problema é que na maior parte dos casos a teimosia vem da insistência do treinador em um jogador, ou uma formação tática. Rogério levou isso a outro nível no Flamengo, onde era tido como teimoso por todos os dirigentes do time, que alegaram que o treinador recusava jogadores talentos que poderiam vir de graça para preferir jogadores mais velhos e mais caros, sem a possibilidade de diálogo.

Trabalhando em um time com elenco limitado e com poderio financeiro limitado, Rogerio precisa melhorar isso ou terá sérios problemas internos.

Ponto Positivo: Saber tirar muito de pouco

Rogério pode ser lembrado por último por sua passagem bagunçada pelo Flamengo, mas não podemos esquecer de sua passagem pelo Fortaleza, clube onde já é considerado ídolo. Lá Rogerio realizou o sonho de qualquer dirigente, fazendo com que o time rendesse bem mesmo sem grandes estrelas e sem grandes contratações.

Ficou claro o talento nato do treinador de conseguir tirar muito de jogadores medianos ou que simplesmente não são craques, algo que pode vir muito a calhar em um São Paulo limitado.

Ponto Negativo: Negligenciar talentos

É estranho pensar que esse ponto negativo praticamente colide com o ponto positivo anterior. Isso porque o mesmo Rogério pode pegar um jogador mediano e tirar um grande futebol dele, pode pegar um super craque e fazer parecer que o jogador desaprendeu a jogar futebol.

Os casos mais evidentes são os de Michael e Pedro do Flamengo, jogadores que rendiam muito pouco na mão do treinador, a ponto da torcida questionar o investimento feito em Michael, só para ver os dois brilhando sobre Rogério Ceni.

Rogério não pode desistir dos jogadores, e tem que tentar entender onde eles rendem melhor.

Ponto Positivo: Dedicação e amor

Rogério pode ser o que for, mas nunca poderão chamá-lo de preguiçoso ou contestar sua dedicação. O treinador chegou a morar no CT do Fla para se concentrar nas partidas e em seu trabalho. 

Some essa dedicação toda ao amor que possui por seu novo velho clube, e tenha uma mistura que fará com que não falte raça para entregar o melhor possível e se tornar o maior treinador da história do time, assim como ele já é o maior jogador da história do clube.