Rei Pelé é homenageado em cerimônia da FIFA
Rei Pelé é homenageado em cerimônia da FIFA. Melhor jogador de todos os tempos foi celebrado em cerimônia da Fifa. Ronaldo Fenômeno relembra trajetória do Rei e o grande legado deixado fora dos campos.
O Rei Pelé foi homenageado no The Best 2023, evento da Fifa que premia os melhores do ano. No início da cerimônia, foi apresentado um vídeo foi apresentado depoimentos do maior jogador de todos os tempos. Na sequência, foi a vez de Ronaldo Fenômeno entregar um troféu especial da entidade para Márcia Aoki e discursar sobre a importância que o eterno camisa 10 tem para o futebol.
“Falar do Pelé para mim é muito difícil, vou até falar em português. Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que ser viu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Já pedalava e era muito inteligente. Eu também lembro dele como um amigo querido. Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou em casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida. Dois anos depois, ele estava presente em um dos momentos mais felizes, quando eu e meus companheiros conquistamos a Copa da Coreia e Japão”, relembrou o artilheiro do pentacampeonato mundial de 2002.
Além dos feitos do Rei dentro de campo, Ronaldo falou sobre a importância de Pelé para a sociedade e do legado deixado pelo camisa 10.
“O Pelé também vai ser lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era mais racista que é hoje. Ele, atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, o mais sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta não acabou. Espero que todos se inspirem no exemplo do Rei Pelé para que combatamos o preconceito. Pelé foi o melhor dentro de campo e teve um impacto gigantesco na sociedade. Esse legado será eterno. Descanse em paz, meu amigo”.
Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).