NETFUT
Notícias de futebol

Público de volta! Protocolo para volta do público aos estádios é finalmente divulgado

Saiba o que é preciso para frequentar os jogos

Nesta Sexta-Feira, dia 13/08 a CBF, Confederação Brasileira de Futebol divulgou oficialmente seu Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público aos Estádios. O documento mostra que as torcidas poderão já retornarem aos jogos na Copa do Brasil, além de alguns jogos das séries A, B e C do atual Campeonato Brasileiro.

O que preciso saber para frequentar os jogos nos estádios?

As regras para poder adentrar os estádios exigem um teste RT-PCR que deverá ser feito 3 dias antes de cada partida. Também é válido o teste de “Pesquisa de Antigenos”, mas esse deve ser feito dois dias antes da partida.

Vale lembrar que o teste deve ser feito por um laboratório de análises clínicas ou então por unidades de prestação de serviços de saúde que tenham autorização sanitária para poderem fazer os testes.

A alternativa mais prática e mais barata entre elas, é se vacinar.

Quem já estiver imunizado com pelo menos uma dose das vacinas disponíveis no Brasil poderá entrar no estádio sem a necessidade da realização de testes.

Além disso, os funcionários que trabalharem nos jogos terão que aferir a temperatura corporal de quem entrar. E quem entrar terá que usar máscara o tempo todo, além de manter o distanciamento social e uma boa higienização das mãos.

A CBF também definiu que em partidas de ida e volta, as chamadas mata-mata, só será aceita a diferença de 15% no máximo das capacidades, sendo que, os dois clubes devem poder receber no máximo a quantidade de torcedores que for correspondente ao clube, quando este pode por direito receber menos por decisões locais.

Isso significa que, se um clube pode receber 20% do seu público enquanto seu adversário pode receber 50%, os dois devem receber apenas 20% de seus torcedores, mais 15% do limite autorizado pela CBF, totalizando 35%. Isso no formato de mata-mata para jogos de ida e também de volta.

Caso aconteça de um dos clubes envolvidos na disputa não ter a autorização local para ter torcedores em seu estádio, os dois clubes não poderão receber público nos jogos. Sendo assim, se um clube pode receber 20% do público e o outro pode receber 0, então os dois vão ter que receber 0. Uma decisão que pode revoltar alguns dirigentes.

A CBF avisou também que existirá um sistema digital para consultar se torcedores realmente foram testados ou vacinados contra a CV-19, para ter um controle maior de quem vai frequentar os estádios.

Cruzeiro e Flamengo foram os primeiros times a conseguir liberação do STJD para poder contar com suas torcidas nos estádios. O Flamengo deseja ter sua receita dos torcedores de volta o quanto antes, e entende que a boa fase do clube irá ajudar a atrair mais público.

Já o Cruzeiro precisa desesperadamente de fontes de recursos, e o público pode ser um deles, o que ajudaria muito o time a conseguir pagar suas contas e evitar novas punições e bloqueios na justiça.

Agora, com o protocolo da CBF em vigor, todas os times das séries A, B e C poderão ter suas torcidas de volta, após apenas uma aprovação de um conselho técnico, que deve acontecer nos próximos dias.


você pode gostar também