NETFUT
Notícias de futebol

O inglês é uma barreira? Relembre casos, recentes e antigos, de atletas sofrendo com a língua da rainha

O futebol hoje é um esporte mundial, onde todos acabam tendo que viajar o mundo e experimentar diferentes culturas ao longo das viagens. E até por isso falar outros idiomas acaba sendo fundamental.

Leia: Fifa escolhe quais são os 3 gols finalistas do Prêmio Puskas

E como sabemos, hoje o Inglês é a língua favorita para quem quer se comunicar em um idioma que não é o seu. Todo país fala inglês, e por isso é importante aprender. Porém no futebol as coisas são feitas um pouco mais na enrolação, principalmente quando o assunto é falar outro idioma. Então para dar um pouco de risada, nós vamos relembrar alguns casos, uns recentes e outros não, sobre jogadores sofrendo para conseguir falar inglês.

Richarlison

Já que vamos falar de casos do passado e do presente, vamos em ordem de acontecimento. Primeiro vamos falar de Richarlison, que em dezembro deu a sua primeira entrevista em inglês.

No caso, a sua primeira entrevista em inglês em quase 5 anos que o jogador mora na Inglaterra. Quem viu o vídeo da entrevista viu que o jogador realmente estava tentando com toda humildade do mundo, é impossível não achar graça com algumas palavras soavam errado, principalmente quando a frase “For the next game”, em português “para o próximo jogo”, soou como “for né Skate”.

Fred

Outro brasileiro da Premier que acabou dando entrevista recentemente foi Fred. O meia da seleção e também do Manchester United acabou marcando um golaço na partida contra o Crystal Palace, e acabou postando um vídeo agradecendo o apoio dos fãs.

O vídeo é claro, foi todo comentado pelo jogador em inglês, um inglês com um sotaque forte que não parece vir de uma pessoa que mora na Inglaterra a quase 4 anos e é obrigado a falar inglês todos os dias. Talvez ter tantos jogadores que falam português no clube o atrapalhe a treinar, já que daquele elenco, Cristiano Ronaldo, Dalot, Bruno Fernandes e Alex Telles todos falam português.

Anderson

E por falar em Manchester United e Premier, temos que falar de Anderson. Anderson chegou ao clube por perda de Alex Ferguson, e por mais que não tenha feito sucesso após a sua saída, o jogador teve bons 8 anos pelo clube. E o mais curioso de tudo, é que mesmo jogando em um clube inglês e morando na Inglaterra durante 8 anos, Anderson não aprendeu totalmente a língua e até hoje não fala o idioma. Isso segundo pessoas dentro do clube.

Joel Santana

E claro, Joel não é mais jogador mas não podemos nos esquecer sobre o caso mais divertido sobre o assunto. A infame entrevista de Joel Santana depois de um jogo da África do Sul. O treinador inventou o “embromation” na hora de falar inglês, e acabou sendo marcado com isso.

Felizmente para o treinador, ele soube levar isso na brincadeira, inclusive capitalizando a situação com algumas propagandas que brincavam com isso, mostrando que na verdade Joel Santana é o verdadeiro Mister do futebol brasileiro.