Nos pênaltis, Ituano elimina Ceará e avança na Copa do Brasil
Nos pênaltis, Ituano elimina Ceará e avança na Copa do Brasil
Assim como no fim de semana contra o Corinthians, o Ituano conquistou sua classificação para a terceira fase da Copa do Brasil nas penalidades. Na noite desta quarta-feira (15), no estádio Novelli Júnior, após empatar em 1 a 1 com o Ceará no tempo normal, o time paulista levou a melhor na marca da cal, conquistando a classificação por 4 a 2 nos pênaltis. Foi a quarta classificação do Ituano em 15 dias, sendo duas na Copa do Brasil e duas no estadual.
Com a vitória, o Ituano embolsou mais de R$2,1 milhões pela classificação. Acumulado com a fase anterior, o clube paulista já tem garantido R$4,5 milhões em premiações. Agora o clube paulista aguarda o sorteio para saber quem será o seu adversário na terceira fase da competição.
Em busca da quarta classificação em 15 dias, o Ituano começou a partida em cima do Ceará. Com quatro minutos, o time de Itu já havia chegado pelo menos três vezes no gol de Richard. Mas quem marcou primeiro foram os visitantes. Equilibrando a partida, o Ceará abriu o placar com 15 minutos, com Guilherme Castilho, após receber passe rasteiro de Erick e mandou para as redes.
O gol não intimidou o Ituano. Em busca da reação, Iury finalizou para a defesa de Richard. No rebote, Gabriel Barros mandou por cima da meta cearense. Trocando passes, o time paulista começava a amadurecer o gol de empate. Quirino recebeu na segunda trave e esquentou as luvas do goleiro do Ceará, minutos depois, Eduardo Person finalizou no cantinho, e o goleiro Richard espalmou para escanteio.
Na cobrança, o empate veio. Eduardo Person ergueu a bola na área, após a disputa pelo alto, André Luiz ajeitou de cabeça e Quirino finalizou de primeira, deixando tudo igual no Novelli Júnior, aos 43 minutos. A partida ainda teve emoção nos acréscimos. Tiago apareceu livre de marcação e cabeceou para fora, perdendo um gol inacreditável para o Ceará. No último lance da primeira etapa, Iury cruzou na cabeça de Gabriel Barros, que não aproveitou e mandou para fora.
O segundo tempo começou quente. Logo com dois minutos, Guilherme Castilho cobrou falta para grande defesa de Jefferson Paulino, que ainda pegou rebote em chute de Tiago. Na resposta, Gabriel Barros dominou no peito e da meia lua finalizou colocado. A bola beliscou a forquilha do gol do Ceará. O jogo continuava lá e cá, com as duas equipes propondo o ataque e não tendo medo de se exporem na defesa. Richardson finalizou de longe e Jefferson Paulino fez grande defesa. Enquanto o chute de Raí Ramos passou rente à trave.
Prevendo uma disputa de pênalti, os times abaixaram a intensidade na reta final. Até que aos 42 minutos, o Ituano teve um gol anulado. Rafael Carvalheira recebeu em velocidade e mandou para as redes, mas a arbitragem anotou impedimento no lance. Como nesta fase não tem o auxílio do VAR, manteve a decisão de campo. Apesar da insistência, o empate se manteve e a disputa foi para as penalidades.
Nos pênaltis, assim como no domingo, Jefferson Paulino defendeu a primeira cobrança de Jean Carlos. Na sequência, o goleiro converteu para o Ituano. Arthur Rezende e Luvannor anotaram para o Ceará, enquanto Rafael Silva e José Aldo converteram para o Ituano. Na quarta cobrança, Janderson isolou e coube a Rafael Pereira fazer e colocar o Ituano na terceira fase da Copa do Brasil, vencendo nos pênaltis por 4 a 2.