NETFUT
Notícias de futebol

Jogadores que foram convocados para a seleção, após passagem pela Europa

No passado era muito comum que nossa seleção fosse composta majoritariamente por jogadores que atuavam no futebol brasileiro. Claro que vez ou outra, tínhamos craques por times afora, sobretudo na Europa, mas a base sempre era de jogadores que atuavam por aqui. 

No fim dos anos 90 e começo dos anos 2000 isso mudou drasticamente, e nos tempos atuais a nossa seleção é composta quase que toda de jogadores que atuam no velho continente.

Isso criou uma espécie de ciclo vicioso, uma vez que muitos jogadores que estão bem aqui, acabam sendo esnobados e só conseguem uma chance na seleção depois que pisam em solo estrangeiro. E hoje vamos citar alguns jogadores que só receberam uma chance na seleção quando deixaram o futebol brasileiro.

Bruno Guimarães

Bruno Guimarães joga pelo Lyon dede janeiro de 2020

Começando por um nome que vem sendo convocado com certa constância, Bruno Guimarães, hoje é peça chave no Lyon da França, mas teve um desempenho absurdo jogando pelo Athletico-PR.

E claro, o jogador já se mostrava alguém convocável bem antes de se transferir, e acabou recebendo suas primeiras chances pouco tempo após ter deixado o Furacão. O atleta fez com que muitos coçassem a cabeça se perguntando: o que o jogador fez de diferente nesse pouco tempo de Lyon em relação ao grande futebol que já havia desempenhado, quando jogava pelo nosso futebol?

Lucas Veríssimo

Lucas Veríssimo atua pelo Benfica desde janeiro de 2020

Outro caso de jogador que não precisou de muito tempo fora do Brasil para ser reconhecido. Alguns argumentam que Veríssimo foi um grande jogador em um time ruim, no caso, o Santos, mas que mesmo em crise o Santos conseguiu ser finalista de uma Libertadores.

Como zagueiro, o jogador foi um dos grandes nomes da equipe santista. Ele, inclusive, virou alvo da inevitável comparação a seu ex-parceiro de zaga, Gustavo Henrique, que teve um começo difícil no Flamengo, e com isso, muitos torcedores acreditavam dizendo que o Flamengo teria comprado o zagueiro errado, e que na verdade, Veríssimo era o talento da dupla.
Seja como for, o jogador hoje pertence ao Benfica de Portugal e vem sendo convocado.

Gerson

Gerson foi para o Olympique de Marselha em junho deste ano.

Esse brilhou demais aos olhos de todo mundo. Isso porque o Flamengo vem saltando aos olhos de todos que acompanham o futebol no Brasil na atualidade.

A jornada do jogador se tornou mais evidente com Jorge Jesus, e ele seguiu jogando bem mesmo com as trocas de técnicos após a saída do português, o que mostrou que o talento do meia era gigantesco, deixando claro que ele merecia ser convocado ainda como jogador do Flamengo, e mesmo assim, só recebeu oportunidades reais quando já era jogador do Olympique de Marseille.

Claudinho

Claudinho agora pertence ao Zenit, da Rússia desde agosto deste ano

Uma semana foi o tempo necessário para Claudinho ser convocado depois de deixar o Bragantino. Desde o ano passado, o jogador vinha sendo um dos maiores do nosso futebol e vinha ganhando cada vez mais destaque.

Talvez por ser Brasil, talvez por ser pelo Bragantino, mas a verdade é que o jogador não recebia chances, e foi só dar os primeiros passos no velho continente, que seu nome pintou na seleção. Por sorte, a seleção olímpica não esperou e ele pode ajudar na conquista do ouro.