O Cuiabá recebeu o Grêmio em partida atrasada que seria válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times entraram em campo com o mesmo objetivo: fugir da zona da degola.
O Cuiabá é o primeiro time fora da zona da degola, enquanto o Grêmio está segurando a vice-lanterna, então as intenções eram claras: um queria se distanciar ainda mais e o outro queria sair dessa situação.
O Grêmio levou a melhor, mas apesar da vitória de um e a derrota do outro, nenhum dos dois times se mexeram na tabela. Por se tratar de uma rodada atrasada, não havia ninguém para passar o Cuiabá, e como o Grêmio havia somado apenas 10 pontos antes da partida, não conseguiu passar ninguém, nem o América-MG que estava na sua frente com 15 pontos.
Mesmo não tendo como somar pontos suficientes para sair da situação atual, o Grêmio precisava desesperadamente dar o primeiro passo e dar uma resposta para a torcida, e por isso logo cedo o time foi para cima do Cuiabá.
O Jogo
1º Tempo
O Grêmio vinha tendo muitos problemas para criar jogadas, e embora esse jogo não tenha trazido nada de genial, o time mostrou uma pequena melhora em relação aos jogos anteriores.
Isso porque ao menos dessa vez o time conseguiu algumas finalizações contra a defesa do adversário. Alison e Borja tentaram mais de uma vez, mas a chance real veio quando o próprio Borja foi derrubado na área após receber um bom passe em profundidade de Maicon, recém promovido para o time titular por Felipão.
No melhor estilo Brasil, a arbitragem levou cerca de dois minutos para chegar a conclusão de que sim, a jogada foi pênalti. E assim que marcado, o próprio Borja converteu para marcar seu segundo gol com a camisa do Imortal.
O restante do primeiro tempo se resumiu em um gol perdido por Jenison dentro da pequena área do Grêmio, e Borja perdendo uma chance, sendo parado pelo goleiro Walter. Fim do primeiro tempo, Cuiabá 0 e Grêmio 1.
2º Tempo
Na segunda etapa o Cuiabá veio para cima, sabia que se vencesse o jogo iria não só se afastar da zona como também afundaria o Grêmio de vez lá dentro, e teve suas chances de fazê-lo.
O goleiro Chapecó precisou trabalhar no lance de Clayson, não só nessa jogada como em outras também. De todas essas chances a mais perigosa foi uma bola no travessão com o jogo já se encaminhando para o seu final.
Jogos pela parte de baixo da tabela não podem ser qualquer outra coisa senão extremamente disputados e assim foi até o final, com o Grêmio fazendo de tudo para segurar o resultado, e deu certo. No fim o Grêmio venceu.
E Agora?
E com a vitória o time agora tem 13 pontos, continuando como o vice lanterna, e ficando a 2 pontos do América-MG e também do Sport que possuem a mesma pontuação, os dois com 15 pontos.
Já o Cuiabá permanece na décima sexta posição com seus 17 pontos, e por enquanto sem ninguém para ultrapassá-lo.