Goianão 2023: Goiás líder, Grêmio e Inhumas rebaixados; o fim da 1ª fase
Goianão 2023: Goiás líder, Grêmio e Inhumas rebaixados; o fim da 1ª fase. Rodada final define confronto das quartas-de-final e equipes despromovidas para a Divisão de Acesso do Goianão.
A primeira fase do Campeonato Goiano 1xbet 2023, o Goianão 2023, se encerrou nesta última quarta-feira (15), com a realização da 11ª rodada. As seis partidas que fecharam a primeira fase aconteceram simultaneamente e definiram os próximos caminhos da competição.
Na ponta de cima da tabela, o Goiás garantiu a liderança geral da 1ª fase, ao vencer o Morrinhos por 3×1. Logo na sequência, o Atlético se manteve na vice-liderança, confirmando a posição também com vitória: 2×0 sobre o Goianésia. Com um empate em 0x0 com a Aparecidense, o Vila Nova segurou a 3ª colocação. Já o camaleão caiu da 4ª para a 5ª colocação, uma vez que o Crac venceu a sua partida diante do já rebaixado inhumas.
A última vaga para as quartas-de-final acabou trocando de mão nos minutos finais da rodada. Mesmo a com a derrota para o Dragão, o Azulão do Vale permanecia em 8º, garantindo sua ida á próxima fase. Porém, o Goiânia acabou conseguindo uma vitória sobre o Iporá nos últimos minutos e se juntou à Goiás, Atlético, Vila Nova, Crac, Aparecidense, Anápolis e Iporá, na zona de classificação, tirando o Goianésia que, ao lado do Morrinhos, se despediu da atual disputa.
Na zona do descenso, a última rodada não guardou modificações. Assim, o Grêmio Anápolis confirmou o seu rebaixamento, juntamente com o Inhumas, para a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. O dolorido resultado se deu por conta do empate da Raposa no clássico contra o Anápolis, por 1×1. Veja como ficaram definidos os confrontos das quartas-de-final após a rodada derradeira da 1ª fase:
– Goiás (1º) x Goiânia (8º)
– Atlético (2º) x Iporá (7º)
– Vila Nova (3º) x Anápolis (6º)
– Crac (4º) x Aparecidense (5º)
VAR Light
A Federação Goiana de Futebol (FGF), vem informar, pela presente nota, que após a realização de dois jogos testes com o VAR Light, ocorridos nos dias 07 e 08 de fevereiro, foi constatado a necessidade de algumas melhorias visando a implementação definitiva da ferramenta. A análise e os estudos realizados pela FGF e Comissão Estadual de Arbitragem foram apresentados à empresa responsável pelo VAR Light, a fim de que as soluções e melhorias pudessem ser apresentadas.
Tendo em vista o curto prazo entre os testes e os jogos das quartas-de-final do Goianão, incluindo ainda um grande feriado neste tempo, a empresa não conseguiu fazer as adequações necessárias. Assim, a FGF informa que a tecnologia do VAR Light ainda não será utilizada nas partidas de ida das quartas de final do Goianão 2023.
Ressaltamos que a empresa responsável pelo VAR Light segue trabalhando para implementar as melhorias apontadas e que, caso o processo seja concluído em tempo hábil e a FGF entenda que há a segurança necessária para a implementação, a tecnologia poderá ser utilizada nos jogos da volta da fase quartas de final.
Fonte: Federação Goiana de Futebol.