NETFUT
Notícias de futebol

E agora como vai ser o novo mundial de clubes da FIFA?

Quem assistiu o Mundial de Clubes deste ano pode ter assistido a sua última edição. Ao menos a última que vai ter o formato com o qual estamos acostumados. Acontece que a partir do ano que vem algumas mudanças serão feitas, mudanças que já seriam feitas antes acabaram atrasadas por conta da pandemia.

Porém agora parece que é inevitável, e no ano que vem já teremos a primeira edição do mais novo Mundial de Clubes, que além de outro formato, vai ter outro nome, outro país sede, e muitos times.

Um novo nome

“Mundial de Clubes da Fifa” vai ser um nome defasado quando dezembro chegar. A entidade máxima do futebol não vai mais usar esse nome, e ao invés disso vai usar um outro nome que já conhecemos bem, e que sem dúvida vende melhor uma ideia de torneio mundial. O novo mundial vai se chamar Copa do Mundo de Clubes da FIFA, deixando claro que a ideia é fazer algo tão grandioso quanto a maior competição de seleções do planeta com a qual já estamos acostumados.

Sem mundial todo ano?

Essa mudança pode fazer com que nós tenhamos que esperar mais para poder ter o mundial, afinal, além do nome “Copa do Mundo” também acabaremos pegando outras tradições do torneio, como por exemplo, realizar a competição a cada 4 anos.

Isso faria com que a competição ganhasse mais não, fosse algo raro do qual os clubes, sobretudo os europeus, dessem mais valor do que dão hoje. Isso também daria tempo para o país que for sediar se preparar, já que cada edição também será em país diferente, assim como a Copa. O que se sabe é que a primeira vai ser na China, e o país já está pronto.

Formato do torneio

Apesar das similaridades com a Copa do Mundo, existem algumas diferenças pontuais no formato que o novo mundial vai ter, como por exemplo a existência de grupos de 3 times, diferente do modelo de 4 seleções por grupo existente atualmente na Copa.

No caso, vão ser 8 grupos de 3 times cada, com apenas 1 time se classificando por cada grupo, e depois o torneio entraria em sua fase eliminatória a partir das quartas de final, sem chance de repescagem ou outras regras como o melhor dos eliminados voltada para o torneio, como existe em alguns formatos.

Como se classifica?

Primeiramente precisamos lembrar que vão ser 24 clubes participantes no torneio, que vão ser divididos em: oito da Europa, seis da América do Sul e o resto vai ser dividido entre os demais continentes.

Ainda não se sabe exatamente como será feita a classificação, isso porque a FIFA optou em não se meter e deixar que cada confederação continental escolha o seu próprio modelo de classificação para os clubes.

Existe o boato de que a CONMEBOL criaria um novo torneio chamado Supercopa Sul-Americana, que seria um torneio com todos os vencedores da Libertadores até hoje, e o torneio seria classificatório para o mundial, mas nada foi oficializado ainda.