Como times brasileiros tem conseguido trazer grandes contratações mesmo sem dinheiro?
Os times do futebol brasileiro nunca tiveram um poderio de compra muito grande, principalmente se comparado a outras ligas, como as europeias ou mesmo a MLS, a Major League Soccer dos Estados Unidos, que embora não tenha tantos talentos assim, e o nível de jogo possa ser questionado, tem inegavelmente muito mais dinheiro para gastar, e isso fica claro com estrelas indo para lá cada vez mais.
Ao invés de grandes contratações milionárias, os clubes brasileiros têm aderido a um outro tipo de negócio: procurar bons jogadores livres no mercado.
Essa tática é usada não só pelos clubes com maiores problemas financeiros, como também para os atualmente mais abastados, se é que algum time pode ser chamado assim no momento atual do futebol, onde a falta de torcida acabou por comprometer boa parte da renda de praticamente todo clube brasileiro.
Clubes Brasileiros superam expectativas de contratações
No entanto, mesmo assim, com a tática de conseguir jogadores livres no mercado, vários times do Brasileirão conseguiram fazer contratações de peso para reforçar o elenco, e temos vários exemplos disso.
Hulk veio para o Atlético Mineiro nesse formato, e não existe dúvida alguma sobre quão útil o jogador tem sido para o elenco do Galo. E dessa mesma forma o Atlético deve conseguir contar com o experiente Diego Costa, que está livre após deixar o Atlético de Madrid.
Dessa mesma forma o outro time que tem brigado pelo título com o Galo, o Palmeiras, trouxe Luiz Adriano, que é titular absoluto no time e tem sido extremamente útil para o técnico português Abel Ferreira.
Até mesmo o Flamengo, time que pagou milhões por Gabigol tenta fazer negócios parecidos, e inclusive, a demissão de Rogerio Ceni, que comandou a equipe na temporada passada, teve relação com a falta de entendimento com as contratações que o rubro negro queria fazer, recusando jogadores do futebol europeu que viriam nesse mesmo formato.
E claro, não é apenas times com caixa que podem fazer isso, uma vez que o Corinthians conseguiu fazer as suas duas maiores contratações na temporada exatamente dessa mesma maneira, inclusive repatriando um antigo ídolo.
Clubes com problemas financeiros conseguiram contratar
O Timão já havia feito isso com o zagueiro Gil, e fez novamente com Renato Augusto, e também com Giuliano, que já começou a escrever sua história no clube. O Corinthians ainda espera poder contar com Roger Guedes, que esta tendo problemas exatamente para poder se desvincular de seu atual time, o Shandong Taishan. Sem isso, o Corinthians teria que pagar pelo jogador, o que está totalmente fora dos planos. O Corinthians também monitora o ídolo Paulinho.
E por falar em repatriar jogadores, foi exatamente isso o que o Internacional fez com Taison. O jogador que marcou um golaço contra o time do Flamengo, até se tornou o atual capitão do time, tamanha foi a ajuda que contratou dessa forma deu para o time Colorado.
Com isso, se um torcedor quer saber quem pode pintar em seu time do coração no futuro, é só ficar de olho em algum nome que esteja livre de contrato, e claro, cujo salário caiba dentro da nossa limitada realidade.