CBF inicia reestruturação do mercado doméstico de transferências de atletas
CBF inicia reestruturação do mercado doméstico de transferências de atletas.
Marcando mais um importante avanço da gestão de Ednaldo Rodrigues para a modernização do futebol brasileiro, a CBF deu início a uma ampla reestruturação do ecossistema de registro e transferência de atletas no país.
A partir desta temporada de 2023, está em uso pelos clubes brasileiros a plataforma digital FIFA DTMS (Domestic Transfer Matching System), versão doméstica do Sistema de Registros de Transferências fornecido pela FIFA, que passa a processar todas as informações relacionadas às movimentações domésticas de atletas, profissionais ou amadores. As transferências internacionais já eram processadas junto ao sistema FIFA ITMS, introduzido pela entidade máxima do futebol em 2010.
A adoção desta moderna ferramenta para o mercado doméstico visa conferir uma série de benefícios para todos os atores do futebol, ao assegurar maior transparência e conformidade nas transações envolvendo atletas entre os clubes e ampliar a cada temporada o gerenciamento da CBF sobre o mercado.
Além disso, o DTMS protegerá todos os clubes brasileiros, em especial os de pequeno e médio porte, que contribuem para a formação de milhares de atletas no país e necessitam consolidar o histórico de registros e as movimentações de seus atletas. Com isso, os clubes brasileiros terão a garantia de receber, no futuro e quando elegíveis, os valores referentes ao mecanismo de solidariedade, à indenização por formação e eventuais direitos econômicos nas transferências de atletas profissionais.
Trata-se, portanto, de relevante incentivo para que os clubes invistam cada vez mais na formação de novos talentos, com impactos positivos para a economia do futebol no país.
As adaptações do sistema ao contexto brasileiro, assim como a realização das oficinas de treinamento pela CBF, envolveram meses de trabalho e a participação de diversas áreas da entidade, dos clubes e das Federações filiadas. Ao todo, mais de 700 profissionais foram capacitados para operar a plataforma.
O uso do DTMS reflete o alinhamento da CBF com as políticas e procedimentos da FIFA, especialmente na promoção da integridade e das melhores práticas no futebol, constituindo-se em mais uma entrega da estreita cooperação estabelecida entre as duas entidades desde março de 2022.
Fonte: CBF.