NETFUT
Notícias de futebol

CBF encerra Programa de Assistência da FIFA para árbitros jovens

CBF encerra Programa de Assistência da FIFA para árbitros jovens. 35 dos 70 alunos concluíram o curso, enquanto os demais iniciarão os trabalhos no sábado (11).

Encerramento do Curso FIFA-RAP para Jovens Talentos 2023
(Foto: Thais Magalhães/CBF).

A primeira de duas turmas do FIFA-RAP para jovens talentos concluiu o curso nesta sexta-feira (10). No início da semana, 35 dos 70 árbitros, escolhidos pela Comissão de Arbitragem da CBF, tiveram aulas teóricas e exercícios práticos em campo no Clube da Aeronáutica, na Barra da Tijuca (RJ). Após o encerramento do evento, Wilson Seneme, presidente da Comissão, avaliou positivamente o trabalho feito.

“É muito importante, dentro do programa de capacitação, contarmos com o apoio da FIFA em um evento. Tivemos as presenças de dois ex-árbitros e instrutores da FIFA: o uruguaio Darío Ubríaco e o argentino Hernan Maidana. Nos possibilita ter uma visão internacional e clara das regras do jogo para podermos evoluir. É um grupo de jovens talentos”, começou dizendo.

“Nós superamos as nossas expectativas com esse evento. Vimos árbitros mais preparados do que esperávamos. Agradecer ao presidente Ednaldo Rodrigues por todo o apoio que tem dado à arbitragem brasileira para que possamos realizar esses eventos ao longo do ano”, completou”.

No sábado (11), o segundo grupo de 35 alunos iniciará o curso, que contará com a presença de Enrique Osses, ex-árbitro chileno.

Ubríaco aproveitou para destacar a importância da realização de eventos em prol da qualificação dos juízes e demonstrou felicidade por ter sido chamado pela entidade brasileira.

“Gostaria de agradecer pelo convite da CBF. É muito importante ter esse olhar de fazer cursos para a evolução da arbitragem. Tendo melhores árbitros, teremos um melhor futebol. São jovens com muito potencial, que vão trabalhar dia a dia, para aprimorar o nosso esporte”, avaliou.

O árbitro baiano Bruno Vasconcelos, um dos alunos, falou sobre a felicidade por ter a oportunidade de estar presente no evento.

“É uma satisfação participar deste curso. É de qualificação internacional, com instrutores altamente capacitados, com o suporte da CBF… nós pudemos aprimorar nossos conhecimentos, trabalhar as partes físicas e técnicas, ouvir sobre as questões de ética e moral da arbitragem brasileira… é um procedimento que engrandece, mas, acima de tudo, nos prepara para fazer um futebol melhor, vistoso e qualificado”, finalizou.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 


você pode gostar também