NETFUT
Notícias de futebol

As maiores lendas urbanas do futebol

O futebol é um esporte que constrói histórias incríveis, e talvez esse seja o grande motivo de nos apegarmos tanto ao esporte. É normal vermos histórias incríveis de grandes viradas, grandes goleadores, jogadores sendo heróis e sendo vilões a todo momento.

No entanto, como toda comunidade muito movimentada, o futebol tem sua própria cota de histórias mal contadas, que ganham uma força popular tão grande que se tornam verdades, ainda que não sejam. E é por isso que hoje vamos listar aqui algumas das maiores lendas urbanas da história do futebol.

Zidane se aposentou no auge

Nós brasileiros temos um certo trauma de Zizu, pelo tanto que ele jogou na carreira mas pelo tanto que ele se jogou na seleção. E na seleção foi onde o jogador se despediu do futebol, jogando aquela última copa do mundo em 2006.

Há quem diga que pela Copa que ele fez ele parou no auge, mas isso não é bem verdade. Quando parou de atuar como jogador Zizu já tinha seus 36 anos, e vinha de duas temporadas difíceis no Real Madrid. Tanto que o clube merengue avisou o jogador que não tinha a intenção de renovar com ele após o vínculo de seu contrato, que acabava justamente no ano da Copa.

Ao invés de se tornar um jogador livre e procurar ofertas, Zidane entendeu que era a hora de parar, já que o jogador já não estava mais em seu auge.

O São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista

Um dos argumentos mais usados por torcedores rivais para infernizar a vida dos torcedores tricolores que alegam nunca ter caído, é dizer que o São Paulo já caiu quando jogou o Paulistão de 1990.

Elenco do São Paulo de 1990

Isso está longe de ser verdade, já que em 1990 nem ao menos teve  edição do torneio. O São Paulo de fato foi mal e foi eliminado cedo no torneio, e no ano de 91, disputou o paulista em um grupo que foi montado pelos times que jogaram repescagem no ano anterior, e o vencedor desse grupo jogaria com o time que fosse campeão do outro grupo, aquele com os times que foram bem no Paulista de 1990. Curiosamente o São Paulo ainda acabou campeão daquele paulista.

O Brasil vendeu a copa para a França em 1998.

“se vocês soubessem o que aconteceu na Copa de 98, vocês ficariam enojados.” Uma das frases mais lembradas do folclore do nosso futebol, que ajudou a difundir a lenda urbana, que mais se parece uma conspiração, de que a seleção brasileira teria vendido a copa de 98 para a França.

Alguns até dizem que a convulsão sofrida por Ronaldo teria sido fake, algo que é desmentido por todos os presentes naquele dia. Fora que alguns jogadores nunca concordaram com isso, como Taffarel e Dunga que estavam jogando sua última Copa, ou mesmo Edmundo que nunca foi campeão do mundo.

Edmundo foi o melhor jogador do mundo em 1997.

Outra lenda urbana muito contada é que o animal foi injustiçado no prêmio de melhor do mundo, e talvez até tenha sido, mas isso não significa que ele merecia o primeiro lugar.

O jogador fez 6 meses incríveis e goleadores naquele ano, mas não podemos nos esquecer que Ronaldo, que de fato ganhou o primeiro, tinha vencido títulos pela seleção, com Edmundo sendo reserva do Fenômeno, além de ser campeão da Copa da Uefa e da Copa do Rei, sendo aquela a melhor temporada da carreira do jogador.