NETFUT
Notícias de futebol

Árbitros encerram treinos em campo pelo Programa de Assistência da FIFA

Árbitros encerram treinos em campo pelo Programa de Assistência da FIFA. Aulas continuam na tarde desta terça-feira (14) com discussões sobre controle de jogo e uso das mãos.

Encerramento do Curso FIFA-RAP para Jovens Talentos 2023
(Foto: Thais Magalhães/CBF).

O Programa de Assistência ao Árbitro da FIFA (FIFA-RAP) completou, na manhã desta terça-feira (14), o último dia de atividades de campo, no Clube da Aeronáutica (RJ). As atividades foram lideradas pelo instrutor da FIFA convidado Enrique Osses e por toda a Comissão de Arbitragem da CBF.

Os árbitros e assistentes foram submetidos a situações reais de jogo, para avaliação de tomada de decisão e resistência física. Na parte da tarde, a preparação continuou com discussões sobre controle de jogo e mãos, além da análise das atividades de campo do dia.

O instrutor da FIFA Enrique Osses, responsável pela segunda turma do curso, elogiou o conteúdo das aulas e comentou sobre a evolução dos jovens árbitros.

“Eu gostaria de parabenizar a CBF e a Comissão de Arbitragem pela iniciativa que não é de hoje, é de muito tempo, de melhorar o desenvolvimento dos árbitros. É um curso muito completo, em que os jovens talentos da CBF e do futebol brasileiro conseguiram se desenvolver nas áreas teóricas e do campo de jogo. Acredito que a CBF está alinhada com o projeto da FIFA e da CONMEBOL para melhorar a arbitragem brasileira”, destacou.

“É uma oportunidade para eles e espero que aproveitem. Eles estão muito receptivos ao trabalho. E temos que visualizar nas próximas semanas e meses se eles captaram tudo o que tentamos transmitir do ponto de vista técnico, prático e teórico do curso,” disse.

O árbitro assistente Zaqueu Linhares, filiado à Federação Cearense de Futebol (FCF), agradeceu a chance de participar do curso e valorizou o contato com um instrutor estrangeiro visando uma oportunidade de integrar os quadros internacionais da FIFA e da CONMEBOL.

“É uma oportunidade muito grande de estar aqui. Quero agradecer ao presidente Seneme pela oportunidade e a todos os instrutores. É um curso muito bom, com alto nível de preparação tanto teórico quanto físico e técnico. A gente consegue aplicar a teoria no campo, com os instrutores dando orientações para correções e melhoria”, agradeceu.

“É muito interessante ter contato com outras culturas, além da regra e instruções. A palestra que o Enrique deu foi em espanhol e ter essa contato com a língua estrangeira é muito importante para nós, jovens promissores, que temos o sonho de chegar à FIFA”, elogiou.

O árbitro Bruno Mota, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), reforçou a importância do contato com os colegas de outras federações para o intercâmbio de experiências.

“Essa troca de informações com companheiros de outras federações agrega muito valor. Esse tipo de oportunidade que temos aqui, além do trabalho de campo e teórico, permite que a gente troque muitas experiências de partidas e leve isso para os jogos que estão por vir”, afirmou.

O encerramento do curso FIFA-RAP ocorre na quarta-feira (15) com a entrega do certificado para os árbitros jovens.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


você pode gostar também