Que desagradável! torcedores brasileiros e argentinos são impedidos de assistir disputa entre craques
A decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de cancelar o jogo válido para as eliminatórias da Copa de 2022 no Qatar foi tomada depois que quatro integrantes da seleção argentina não cumpriram as medidas sanitárias. Embora o jogo já tivesse começado, o jogo foi interrompido muito cedo pelos agentes do órgão e da Polícia Federal (PF).
O cancelamento foi posteriormente confirmado pela Conmebol (Federação Sul-Americana de Futebol). Ainda não foi decidido se um novo jogo deve ser disputado entre as duas equipes.
Quem terá que decidir o próximo passo da FIFA. “Todas as decisões relacionadas à organização e desenvolvimento são de responsabilidade exclusiva da FIFA”, disse a organização em um comunicado.
“Eles descumpriram as regras brasileiras de ingresso territorial de passageiros do Território Brasileiro sob o Decreto Interministerial nº 655 de 2021, que estipula que nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no Brasil pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia ”, disse o comunicado da agência.
Entre os jogadores citados estão o goleiro Emiliano Martinez, os zagueiros Emiliano Buendía e Cristian Romero, e o volante Giovanni Loscelso. Eles omitiram que estiveram em outros países nos últimos dias, evitando assim a quarentena obrigatória de 14 dias para viajantes ao Brasil.
O agente da Anvisa invadiu o gramado da Neo Química Arena e interrompeu a partida eliminatória entre Brasil e Argentina. O objetivo é evitar que quatro jogadores argentinos da Inglaterra que não cumpriram as regras de quarentena participem do jogo contra o Brasil . Diante da intervenção da vigilância, o time argentino saiu de campo rumo ao vestiário
Quase uma hora após o início da partida, a Conmebol informou que “segundo decisão do árbitro da partida, a partida organizada pela FIFA entre Brasil e Argentina foi suspensa”. A organização sul-americana acrescentou que “os árbitros e representantes dos jogos se reportarão ao Comitê Disciplinar da FIFA, que determinará as etapas a serem seguidas”. Conmebol também disse: “Esses procedimentos seguem estritamente os regulamentos atuais”
De acordo com os regulamentos brasileiros, visitantes do Reino Unido devem chegar ao Brasil 14 dias antes da entrada e devem ser colocados em quarentena após a chegada. A CBF mediou com o governo federal para apoiar a Conmebol. E a FIFA prometeu chegar a um acordo com as autoridades, para que o time argentino apontasse três dos quatro da Inglaterra que chegaram há menos de 14 dias: o goleiro Emiliano Martinez, ello e o volante Lo Celso.
Quando a delegação argentina estava no vestiário, Messi e o técnico Scaloni foram até as laterais e conversaram com jogadores brasileiros, o técnico do Brasil Tite e membros da comissão técnica.
Nos bastidores do estádio Neo Química Arena, podia-se ver Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, e Gustavo Feijó, membro ativo da comissão. O presidente da AFA, Chiqui Tapia, acompanhou a delegação do seu país e participou de todo o desenrolar.
Uma nova data e um novo local para que esse jogo aconteça será divulgada em poucos dias. Quanto às medidas de punição ou multa pelo ocorrido pela seleção argentina, a FIFA e a CBF não falaram sobre o caso.
O Brasil segue líder do seu grupo com 7 jogos e 7 vitórias e logo atrás os hermanos com 7 jogos, 4 vitórias e 3 empates. Ficaremos atentos aos próximos capítulos deste ocorrido.