Parabéns para o Verdão! Palmeiras faz 107 anos de existência, com muitos motivos para comemorar
Os Clubes adoram fazer grandes celebrações e eventos para comemorar um aniversário, mas isso acontece com ainda mais alegria e investimento quando o número do aniversário em questão, é um número redondo.
Não é por mal, pessoas gostam do conforto visual que um número redondo trás. Aniversário de 100 anos, de 150 anos. E acabam deixando um pouco de lado aniversario com números mais simples.
Esse é o caso dos 107 anos que a Sociedade Esportiva Palmeiras completa hoje. É de se imaginar que mesmo se não estivéssemos passando por uma pandemia, a comemoração por esse aniversário não seria tão pomposa ou grandiosa quanto a do centenário por exemplo.
Mas mais do que nunca, hoje 26/08, o Palmeiras tem muito a comemorar, muito mais do que no próprio centenário.
O time atualmente é referência em campo e tem sido assim nos últimos anos, sempre disputando os títulos até o fim, e muitas vezes os ganhando. Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro. O Verdão levou tudo, e o aniversário de hoje não vem só para marcar a fundação do clube no passado, mas para celebrar o momento vitorioso e grandioso que o time vive no presente.
Claro que foi um caminho tortuoso. O Palmeiras, como todo time, teve momentos de glória no passado, mas também teve momentos de tragédia. E as últimas grandes tragédias palmeirenses foram dolorosas, envolveram série B, time sem dinheiro para investir, uma estagnação na história e um jejum de títulos que foi tão longo que fez com que muitos jogadores jovens nunca tivessem visto o clube ser Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
E as coisas não ficaram muito mais fáceis quando o investimento de uma torcedora muito poderosa que comanda uma empresa bilionária apareceu. Na verdade, a entrada de receita fez com que mais expectativas se criassem.
De começo essas expectativas acabaram gerando frustração. Era óbvio que um planejamento era tão importante quanto uma boa receita, e o clube demorou um pouco a entender isso, mas quando entendeu, fez com que todos entendessem que novamente a era do Verdão tinha começado, e que o clube seria, se não campeão, um dos protagonistas de quase toda competição em que entrasse.
Hoje, o torcedor vê ídolos modernos como Weverton, Dudu, Felipe Melo, todos lado a lado jogando com um técnico que parece ter se encontrado e feito o time se encontrar após muitas apostas e erros, nomes que eram bem vistos internamente mas que já não tinham uma visão que combinasse com tudo o que o Palmeiras poderia e deveria ser.
Treinadores que só fizeram com que o time perdesse tempo que poderia ser investido como é nos dias de hoje, criando uma hegemonia e trazendo grandes feitos para o clube.
Claro que nem tudo vai ser acertado e nem toda temporada vai ser sobre títulos, mas o futebol não é sobre isso apenas e nem deveria ser, títulos são a glória máxima, mas eles precisam vir de uma construção.
Uma construção que hoje o Palmeiras sabe fazer, e reaprendeu de novo e de novo, sendo o clube que se reconstrói, como sempre foi ao longo de seus 107 anos de história.
Parabéns a Sociedade Esportiva Palmeiras.