NETFUT
Notícias de futebol

Algumas coisas que você talvez não saiba sobre a Copa do Brasil

Jogadores com mais partidas, primeiro gol e muito mais

Novamente seguindo a nossa saga de curiosidades sobre a Copa do Brasil, hoje trazemos para você um compilado de informações muito curiosas e ao mesmo tempo, enriquecedoras, sobre a competição mais democrática do Brasil, histórias que é muito provável que você não saiba.

Leia: Brasileiros de outras seleções! Conheça 5 jogadores brazucas de defendem outro país no futebol

Então já sabe, com mais essa dose de informação aparentemente inútil, você pode brilhar no pré jogo com seus amigos, falando para eles tudo sobre a competição e parecer mais sabido da história do futebol do que o próprio Milton Neves.

Pra começar vamos ao ano de fundação

A Copa do Brasil teve início, ou melhor dizendo, sua primeira edição realizada entre as datas de 19 de julho a 2 de setembro, de 1989. Naquela época, o time que vencesse a competição, se classificaria diretamente a disputa pela Taça Libertadores da América e também à Supercopa do Brasil, simples assim.

O torneio foi criado pela CBF com o intuito de integrar ao futebol a nível nacional, times de regiões mais afastadas das grandes capitais. Os campeões de disputas estaduais e também vice-campeões garantiam a sua participação nas fases eliminatórias, e no decorrer da competição, enfrentassem times mais expressivos.

Agora o mais inusitado é saber que o time campeão da primeira edição da tradicional Copa Do Brasil foi o Grêmio, exatamente o imortal, que atualmente luta na zona perigosa do Brasileirão 2021 e acaba de ser eliminado pelo Flamengo na mesma Copa do Brasil.

O primeiro gol da história da Copa do Brasil

O Flamengo fez muitos gols em sua partida contra o Grêmio, nos jogos válidos pelas quartas de final pelo torneio nacional deste ano, porém apesar da grande goleada, nenhum daqueles muitos gols é tão importante para a história do clube e da competição quanto um único gol específico.

Estamos falando do gol marcado por Alcindo (Flamengo), em um jogo contra o Paysandu, no dia 19 de julho da data inaugural, que se tornou oficialmente o primeiro gol da história de toda a competição e colocando Alcindo como o primeiro jogador a marcar em toda Copa do Brasil.

Alcindo (Flamengo) comemora 1º gol da Copa do Brasil – 19 de julho, de 1989

A maior goleada da história da Copa do Brasil

A Copa do Brasil é uma competição que sempre é marcada por grandes goleadas todos os anos. Tivemos por exemplo, o ano em que o Santos de Neymar fazia grandes goleadas em praticamente todos os jogos da competição, porém nem eles foram capazes de deter o recorde de maior goleada de todas ali.

Esse recorde pertence ao Atlético Mineiro e a seus 11 a 0, isso mesmo, 11 a 0 aplicados contra o pobre Caiçara, time do Piauí, que sofreu essa salada em 28 de fevereiro de 1991, no estádio Independência em Belo Horizonte, com direito 5 gols de Gerson, atacante do time à época. Só vamos faltar aqui com a curiosidade de como se chama quando um jogador faz 5 gols em uma competição, fica para uma próxima lista!

Os jogadores que mais entraram em campo na Copa do Brasil

Com 32 anos de competição, com certeza muitos jogadores tiveram muito tempo para entrar em campo e mostrar seu futebol. Obviamente, jogadores que passaram mais tempo dentro do futebol brasileiro tiveram mais tempo para poder entrar em campo, e isso fica muito claro quando entramos no mérito de quem foram os jogadores que mais entraram em campo na competição.

No topo, temos dois jogadores, os dois jogadores da velha guarda, sendo Zinho e Carlos Miguel, ambos com 71 partidas cada.

Zinho / Carlos Miguel – 71 jogos pela Copa do Brasil

Times campeões invictos?

Ao todo já tivemos 6 times que foram campeões invictos dentro da competição e, alguns deles, mais de uma vez. O Grêmio ganhou invicto 3 vezes, sendo em 89, 94 e 97, enquanto o Cruzeiro conseguiu em duas oportunidades, em 2000 e 2003, o Corinthians conseguiu em 95, o Criciúma em 91, o Flamengo em 90 e o Palmeiras em 2012.

O maior público da historia da Copa do Brasil

A vida é irônica meus amigos, tão irônica que ela fez com que o maior público da história da Copa do Brasil tivesse que assistir um zero a zero entre Botafogo e Juventude. Mas não deixemos que o placar nos engane, o jogo foi emocionante, já que foi uma final onde o Juventude chegava com uma vantagem de 2 a 1 sobre o adversário, e por mais que o Botafogo tenha lutado, terminou assim, e com 101.581 mil pagantes no estádio.


Sem opção de comentar este post