Ceni e a juventude de Cotia: Como os jovens estão ligados a futuro do treinador no clube?
Desde que Rogério Ceni chegou ao São Paulo em seu retorno, algumas coisas foram ficando claras aos poucos: os jovens jogadores vão ter mais espaço dentro do elenco.
Essa notícia pode ter deixado muitos torcedores animados, exatamente porque sabem da força que a base de Cotia tem, e sabem também dos grandes jogadores que já fazem parte do elenco principal e que tem um grande futuro pela frente.
Mas essa decisão não vem de Rogério apenas por um gosto pessoal do treinador em usar jovens talentos, isso vem também como um caminho viável para o time que hoje não pode contratar grandes estrelas do futebol, e ao invés de fazer alguma loucura de novo, vai preferir olhar para dentro do próprio elenco para tentar resolver a falta de craques.
Isso ficou mais claro ainda em declarações recentes feitas pelo próprio Rogério quando foi perguntado sobre uma suposta lista dos jogadores que ele teria pedido para que o São Paulo trouxesse para a próxima temporada.
Essa lista contém 3 nomes, sendo eles o goleiro Felipe Alves do Fortaleza, Willian Arão e Diego Ribas do Flamengo, todos jogadores que já trabalharam com Rogério e que o treinador conhece muito bem.
No entanto, o próprio treinador tirou toda e qualquer possibilidade de conversa com a diretoria.
– São três ótimos profissionais com quem trabalhei, tenho no mais alto conceito e fariam bem para qualquer equipe no Brasil. Mas em momento algum foi solicitado para a direção. Eu sei o momento que o São Paulo atravessa, o tamanho da situação em que nos encontramos. Então vamos ao mercado ano que vem, mas sem condições de trazer jogadores desse nível – disse Rogério sobre o assunto.
Vale lembrar que o São Paulo ainda possui uma divida dom Daniel Alves que vai precisar ser negociada e paga, sendo uma dívida que passa da casa dos 10 milhões de reais, e esse é um do motivos pelos quais o time não pode se permitir fazer contratações do calibre como as citadas.
Ao invés disso, Rogério afirmou que a abordagem do tricolor paulista no mercado vai ser bem diferente.
– Vamos atrás de atletas mais jovens. Precisamos nos reforçar ano que vem, dentro das possibilidades financeiras do clube. Temos que diminuir a folha salarial, fazer com que o São Paulo volte a ter vida própria no futuro.
Com isso dito fica no ar se o São Paulo prepara vendas e empréstimos para a próxima temporada e quem pode sair do clube, uma vez que os jovens jogadores estão praticamente vedados disso, já que a ideia é usá-los de forma principal.
Outra dúvida que fica é se o São Paulo irá ficar com Benítez, uma vez que para poder continuar contando com o jogador na próxima temporada, o São Paulo teria que desembolsar uma quantia de dinheiro gigantesca, e que parece ainda mais alta cada vez que o jogador acaba não jogando.