Do primeiro na história, ao Derby das Américas. Relembre os maiores jogos do clássico no Futebol
Esse final de semana tem Corinthians e Palmeiras, e como já disse Lima Duarte no filme Boleiros, “minha senhora, a senhora não sabe o que é um Palmeiras e Corinthians”.
E hoje nós vamos ajudar você a saber mais desse clássico, o maior clássico do estado e um dos maiores do país. E para isso separamos aqui os 5 maiores jogos da história do confronto.
Lembrando que Corinthians e Palmeiras é um confronto secular, e por isso existiam muitos jogos, o critério aqui foi o efeito histórico que cada jogo teve.
O primeiro Derby da história
É claro que temos que começar literalmente do começo, do começo do nosso futebol, do começo daquele que se tornaria a rivalidade que mais conhecemos hoje em dia. Começamos o primeiro Derby de todos.
Nessa época o Palmeiras ainda levava o nome de Palestra Itália, e nenhum dos dois times eram profissionais já que isso foi em 1917, bem antes da profissionalização do futebol. Na ocasião, o Palestra saiu vencedor com um sonoro 3 a 0, em um Hat-Trick, termo que certamente não existia na época, marcado pelo ponta direita Caetano Izzo.
O Derby da quarta força
Em 2017 o Corinthians começou o ano sendo o time mais desacreditado do estado de São Paulo. O elenco no papel parecia bem mais fraco que todos os seus rivais, e isso fez com que o time fosse chamado de “quarta força”.
Isso fez com que os ânimos dos jogadores se transformassem em motivação e o time terminaria campeão brasileiro daquele ano, com uma incrível campanha.
Todos dizem que a fagulha daquela campanha nasceu nesse Derby, onde mesmo com um time mais fraco e um a menos em campo, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 com gol de Jô.
Maior goleada da história do Derby
O Derby sempre foi um jogo em parelho, nenhum dos dois clubes se destaca demais em vitórias ou em gols, sendo tudo sempre bem balanceado, tamanha a guerra que os jogos sempre significam.
Mesmo com esse equilíbrio todo, houveram jogos onde um time se destacava, e nesse caso podemos citar a maior goleada da história do clássico. Um 8 a 0 aplicado pelo Palmeiras, em 5 de novembro, do ano de 1933, pelo Campeonato Paulista, onde Romeu Pellicciari fez quatro gols. A goleada foi tão dolorosa, que derrubou o então presidente do Corinthians, Alfredo Schurig.
Derby das cenas lamentáveis
História é história, seja boa ou seja ruim, e nós devemos mantê-la por perto para nos lembrarmos. E nesse caso, podemos citar o Derby que acabou nas populares “cenas lamentáveis”.
Em 1999 os ânimos entre Corinthians e Palmeiras estavam bem quentes. Os times fizeram outros jogos naquele ano, e vamos citar outro desse ano jaja. Isso tudo culminou na grande final do Paulistão de 1999.
Com o Timão na frente, o jogador Edílson começou a fazer embaixadinhas, o que irritou os jogadores do Verdão, e deu início a uma confusão generalizada com muita violência.
O Derby da Libertadores
De longe o confronto mais lembrado entre o alviverde e o alvinegro, válido pelas quartas de final da competição em 1999. No primeiro jogo, o Corinthians foi o vencedor com placar de 2 a 0, e no segundo confronto o Palmeiras devolveu o mesmo placar, levando a decisão aos pênaltis.
Um duelo que entrou para a história do nosso futebol. Nesse jogo temos tudo, heróis santos, vilões com pé de anjo, vaga para a próxima fase da maior competição da América que ficou para o Verdão.
Mesmo os corintianos que sentem a dor que esse confronto deixou, não podem negar que esse é o maior Derby de todos os tempos.