Paulistão A2: Ponte Preta e Comercial fazem o confronto alvinegro das quartas de final
Paulistão A2: Ponte Preta e Comercial fazem o confronto alvinegro das quartas de final. Primeiro e oitavo colados na primeira fase, ponte-pretanos têm desvantagem no confronto histórico com comercialinos.
Representantes alvinegros dos principais centros econômicos do interior do estado, Comercial e Ponte Preta fazem o jogo de ida das quartas de final do Paulistão A2 Kia na tarde deste sábado (18), às 16h, no estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto. O confronto será o sétimo da história entre os clubes na divisão, e o Comercial leva vantagem.
Um dos clubes mais fortes do Estado de São Paulo, são poucos os momentos em que a Ponte Preta não esteve na elite do Campeonato Paulista ao longo de sua história, em especial após a década de 1970. Ao todo, são seis vice-campeonatos em 58 participações. O Comercial, por sua vez, viveu o seu auge na elite entre as décadas de 1960 e 1980. Caiu de divisão em 1986 e só retornou à elite estadual 25 anos depois.
Neste meio tempo, os clubes se cruzaram na Série A2 pela primeira vez na década de 1990. Foram cinco confrontos entre 1996 e 1999, com duas vitórias do Comercial, dois empates e uma vitória ponte-pretana. Destaque para o ponta-esquerda Carlinhos, que com três gols é o principal artilheiro do confronto, tendo marcado dois deles na goleada por 6 a 1 de 21 de fevereiro de 1998.
A única vitória da Ponte Preta aconteceu em 13 de fevereiro de 1999, justamente quando o time que mais tarde disputaria as quartas de final do Campeonato Brasileiro, conquistou o retorno à elite estadual, de onde só saiu nesta temporada, após o rebaixamento no Paulistão do ano passado.
O Comercial só retornou à elite estadual em 2012, quando foi novamente rebaixado. De volta ao Paulistão em 2014, caiu novamente e, desde então, chegou até a disputar a Segunda Divisão de forma inédita, em 2018. Vice-campeão da Série A3 de 2022, a volta à divisão de acesso veio com o sonho de jogar novamente a elite bastante vivo.
Melhor time da primeira fase, a Ponte Preta teve dificuldades diante do então sétimo colocado Comercial quando se enfrentaram na edição deste ano. O empate por 1 a 1 manteve o time de Campinas na liderança absoluta, mas fez o time de Ribeirão Preto cair uma posição.
Fonte: Federação Paulista de Futebol (FPF).