NETFUT
Notícias de futebol

CBF homenageia árbitros brasileiros que atuaram na Copa do Catar

CBF homenageia árbitros brasileiros que atuaram na Copa do Catar.

Presidente Ednaldo Rodrigues participa de reunião com Clubes da Série B nesta quinta-feira 09/03.
(Foto: Rafael Ribeiro / CBF).

Os árbitros brasileiros escalados para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022 receberam, nesta segunda-feira (13), uma insígnia da FIFA e uma camisa da Seleção Brasileira, em homenagem à participação deles no Mundial. A arbitragem do país foi destaque na competição com a presença de sete profissionais: os árbitros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia, Bruno Pires, Danilo Manis, Neuza Back e Rodrigo Corrêa.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, com a presença de outros brasileiros que integram o quadro da FIFA. Estiveram no evento para prestigiar os colegas Anne Kesy, Edina Alves, Anderson Daronco, Bruno Arleu, Cleriston Clay, Marcelo Van Gasse, Wagner Magalhães e Wagner Reway.

Eles receberam as insígnias das mãos de Hernan Maidana, Oficial de Desenvolvimento da FIFA para a América do Sul, e a camisa da Seleção Brasileira do Gerente-Geral de Arbitragem da CBF, Alício Pena Júnior. Antes da entrega das homenagens, os árbitros e assistentes assistiram a um vídeo com seus clipes atuando no Mundial.

Os alunos do Programa de Assistência ao Árbitro da FIFA ( Curso RAP) escutaram os depoimentos dos indicados para a Copa do Catar, que ressaltaram a importância da dedicação para o crescimento na arbitragem e do investimento das federações estaduais.

A assistente Neuza Back, que está escalada para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2023, fez parte do primeiro trio de arbitragem inteiramente feminino a apitar uma partida de Copa do Mundo Masculina. Ela esteve ao lado da árbitra central Stéphanie Frappart (FRA), da assistente Karen Diaz Medina (MEX), e da quarta árbitra Said Martinez (HON) e valorizou o feito para o crescimento das árbitras e assistentes.

“É um marco histórico para a minha carreira. Todas as vezes que alguém pensar em arbitragem feminina em Copa do Mundo vai lembrar desse primeiro trio, e o meu nome está. É uma conquista não só para a árbitra assistente Neuza como para todas as mulheres que sonham com a arbitragem feminina. É uma realização para elas também e me sinto muito honrada de ter feito parte dessa equipe”, comemorou Neuza, da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, valorizou a conquista dos sete árbitros e assistentes e explicou que o marco deve servir de motivação para a juventude da arbitragem brasileira.

“São momentos especiais. A arbitragem é a nossa vida, nossa maneira de viver. É um dos dias mais felizes para mim desde que me tornei presidente da comissão. Temos que dar parabéns e dizer obrigado por tudo o que eles fizeram. Que isso sirva de estímulo para vocês irem em frente, buscando a próxima Copa do Mundo e sabendo que o caminho é difícil. Mas tenham orgulho de tudo o que vocês já conquistaram”, exaltou.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio, filiado à Federação Goiana de Futebol (FGF), agradeceu o apoio da Comissão de Arbitragem para sua chegada à Copa do Mundo. Integrante do quadro da CBF desde 2003, ele também mandou uma mensagem de motivação aos árbitros jovens.

“A emoção é ímpar. Participar da competição de futebol mais importante do mundo é um orgulho muito grande. Tenho que agradecer a Deus, à minha família e especialmente à CBF, por tudo o que fez e faz na minha carreira. São 20 anos como árbitro da confederação e visto a camisa com muito orgulho. Para qualquer competição que eu for, busco representar a arbitragem brasileira da melhor maneira possível. Participar da Copa do Mundo ao lado dos meus colegas é um marco para a nossa carreira, por tudo aquilo que nós passamos até chegar a essa conquista”, agradeceu.

“Deixo uma mensagem de apoio a tudo que eles forem fazer. Em qualquer competição que eles forem atuar, que eles se doem ao máximo, que busquem se aperfeiçoar. Nós somos árbitros profissionais e estamos aqui para fazer o melhor para cada instituição. O árbitro jovem que está tendo a oportunidade de participar de um curso de elite como esse, no Rio de Janeiro, na sede da CBF, é algo marcante na sua carreira. Que eles aproveitem essa oportunidade, com os pés no chão, para alcançar seus objetivos de carreira”, aconselhou.

Raphael Claus, da Federação Paulista de Futebol, também agradeceu o reconhecimento do trabalho e reforçou o valor da dedicação para o crescimento dentro da arbitragem.

“O reconhecimento da confederação é fundamental, de valorizar toda a nossa caminhada para chegar até esse momento. Estou feliz demais de passar essa mensagem aos mais jovens, que estão buscando um lugar ao sol. Com humildade e comprometimento, tenho certeza de que eles vão ter muito sucesso”, afirmou.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

 


você pode gostar também